Na manhã desta terça-feira (6), o novo secretário de Controle e Transparência, Marcelo Zenkner, foi empossado pelo governador Paulo Hartung. A cerimônia foi realizada no Salão Nobre do Palácio Anchieta, sede do poder executivo, em Vitória.
Segundo o governador, é preciso criar um Portal da Transparência que seja prático. “Precisamos avançar e criar um novo Portal da Transparência que seja prático que permita ao cidadão acessar as informações de forma mais fácil e prática para entender a destinação dos recursos públicos. Ou meta importante é a aplicação da lei anti-corrupção em terras capixabas, pois precisamos melhorar esse país e o bom exemplo tem que vir das lideranças que estão no poder”, ressaltou.
O governador disse ainda que a Secretaria de Controle e Transparência tem como missão orientar os demais órgãos para execução de boas práticas e política públicas que atenda, dentro da legalidade, com as reais necessidades da população capixaba. “Queremos uma Secretaria que apresente os caminhos legais e oriente todos os órgãos estaduais”, destacou.
Ao final do discurso, o governador Paulo Hartung afirmou que em seu histórico político sempre priorizou a prática e o bom exemplo na criação de políticas públicas para controle e transparência interna de órgãos públicos. “Essa é minha prática e minha marca”, disse.
Já o novo secretário de Controle e Transparência, Marcelo Zenkner, adiantou que pretende dar mais transparência aos atos do poder executivo estadual. “Assim como o governador, pretendo colocar em prática a lei anticorrupção. Quero que o Espírito Santo seja pioneiro neste seguimento, pois sabemos da importância e zelo do recurso público. Ainda não tenho definido as ferramentas, mas vamos ampliar nossos canais de comunicação para divulgar os gastos e receber denúncias”, disse.
Perfil
Marcelo Zenkner, 43 anos, é professor da Faculdade de Direito de Vitória desde 2002; membro da Associação Internacional de Procuradores (IAP); Foi assessor especial do Gabinete do Procurador-Geral. É promotor no Ministério Público do Estado; Além de participar de importantes investigações no Espírito Santo.
Brasão
Ainda durante o evento, o governador anunciou que a atual gestão descarta a criação de uma marca publicitária. “O verdadeiro símbolo será a melhoria da qualidade do serviço público e a imagem para identificação do Governo Estadual será o brasão oficial. “Desafio as demais as Prefeituras do Estado a copiarem essa boa é responsável prática”, provocou o governador.