Política

Prefeito de Irupi é afastado após denúncia por compra de votos

A Procuradoria Regional Eleitoral também conseguiu na Justiça proibir que o prefeito e o secretário de Agricultura acessem as dependências da prefeitura e da respectiva secretaria

Storck foi reeleito com 50,89% dos votos Foto: Reprodução Facebook

O prefeito reeleito de Irupi, Carlos Henrique Emerick Storck (PSDB), e o secretário de Agricultura e Meio Ambiente do município, Herivelto Rodrigues de Carvalho, foram afastados de suas funções pela Justiça, após denúncia de compra de votos feita pela Procuradoria Regional Eleitoral no Espírito Santo (PRE/ES) no mês de novembro. 

A PRE/ES também conseguiu na Justiça proibir que os réus acessem as dependências da prefeitura e da respectiva secretaria.

Segundo a denúncia, assinada pelo procurador regional Eleitoral no Espírito Santo, Carlos Vinicius Cabeleira, a compra de votos foi realizada em diferentes oportunidades, mas se baseava no oferecimento de serviços particulares que eram realizados com maquinário na prefeitura ou de um empresário, como caminhão, retroescavadeira e pá carregadeira. 

Os moradores beneficiados, sustenta a PRE/ES, chegaram a receber recibos falsos para o caso de necessitarem confirmar o pagamento do serviço. 

Por meio de sua assessoria de imprensa, o prefeito informou ao Folha Vitória que respeita a decisão judicial, embora discorde do teor, e afirmou que a decisão levou em conta apenas a versão de acusação.

“Meus advogados estão providenciando que a verdadeira versão dos fatos seja levada ao conhecimento do poder judiciário, para que, então, diante da manifesta inexistência de quaisquer irregularidades reconheça-se a improcedência da ação devolvendo assim exercício pleno do mandato conferindo a mim pela confiança dos cidadãos irupienses e pela soberania do voto popular”, declarou Storck.

O tucano foi reeleito em Irupi nas últimas eleições municipais com 4.276 votos (50,89%). Em segundo lugar ficou Edmilson Meireles (PMDB), com 4.127 votos (49,11%).