“Você nunca tem uma segunda chance de causar uma primeira impressão.” Se você nunca parou para pensar nessa frase de Aaron Burns, certamente deve estar se perguntando, mas o que isso tem a ver com imagem pessoal e candidatura política?
A imagem pessoal pode abrir ou fechar portas, aproximar ou repelir pessoas, fazer com que sejamos ou não escutados. Estar com a imagem desalinhada, ou mesmo desorganizada, pode interferir na percepção do seu interlocutor sobre a mensagem que você quer transmitir.
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E, se a imagem pessoal impacta em nossa rotina diária, no caso de uma figura pública, então, como um político que precisa alcançar um número amplo e diversificado de pessoas, este impacto pode atingir proporções muito maiores, a ponto de interferir diretamente no sucesso da eleição.
Portanto, fazer escolhas estratégicas é fundamental para garantir que a imagem pessoal não cause ruídos na comunicação e o discurso do candidato possa transmitir a sua mensagem com clareza, facilitando o voto consciente.
Mas, não só as roupas são responsáveis pela construção da imagem, também as cores, o tom de voz, a dicção, as linhas dos óculos, o corte de cabelo, o formato da barba e o comportamento em compromissos públicos e debates.
Todos esses elementos alinhados à história do candidato, seus valores pessoais, planos de governo e projetos do partido, quando bem trabalhados por um profissional especializado, em um processo individualizado de gerenciamento de imagem, irão viabilizar que o eleitor se conecte com os valores que o candidato representa.
A também Consultora de imagem Janaina Gurgel afirma que “Não adianta inventar um personagem! Quanto mais verdadeiro o discurso e a imagem do candidato, mais natural e mais genuíno, mais as pessoas vão confiar e dar crédito àquele candidato”.
Para isso, entende que toda a comunicação deve estar alinhada, o que inclui, entre outros pontos, a tradução ou ao menos a harmonização da paleta de cores da campanha com o dress code do candidato.
Segundo Janaína, “atualmente seria ingenuidade ou até despreparo achar que a imagem pessoal não surte nenhum efeito para o resultado da campanha, já que a imagem pode te ajudar a traduzir com coerência a sua mensagem”.
O que importa para a população é se sentir representado pelo candidato escolhido e isso não se constrói apenas com roupas elegantes, maquiagem e cabelos impecáveis. É necessário que a imagem seja coerente com as ideias, prioridades e a essência do candidato, para que se alcance a credibilidade do eleitor.
Por isso, é fundamental que, além de estar preparado para ocupar o cargo pretendido, o candidato busque orientação profissional de diversas áreas, como marketing, imprensa e uma consultoria de imagem especializada para garantir a imagem, postura e posicionamento capazes de atingir uma comunicação eficaz.
“Uma imagem pessoal trabalhada com técnica e coerência pode ser decisiva para uma comunicação eficaz.”
* Carol Falcão – Consultora de Imagem e Estilo