Política

Organizadores esperam 100 mil pessoas na Marcha para Jesus; evento terá a presença de Bolsonaro

A estimativa foi apresentada pela diretoria do Fórum Evangélico Nacional de Ação Social e Política (Fenasp)

Foto: Tiago Alencar | Folha Vitória

A expectativa é que  100 mil pessoas participem da “Marcha para Jesus”, evento que acontece neste sábado (23) e que contará com a participação do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL).

A estimativa foi apresentada pela diretoria do Fórum Evangélico Nacional de Ação Social e Política (Fenasp), durante entrevista realizada em uma igreja de Vitória na tarde desta sexta-feira (22).

O evento será dividido em três momentos distintos: café da manhã e culto para lideranças políticas e religiosas, no aeroporto de Vitória; Motociata e travessia da Terceira Ponte, saindo do posto Moby Dick, em Vila Velha, com destino à Praça do Papa, na Capital.

Os diretores do Fenasp deram detalhes, que agora podem ser considerados oficiais, do cronograma a ser cumprido por Bolsonaro no Estado Às 9h, ele desembarca no aeroporto de Vitória e participa de um culto fechado para convidados; às 11h30, o Presidente sai para a motociata com destino à Praça do Papa. 

A organização do evento tem atuado de maneira coordenada para garantir que o grupo que sairá em passeata partindo do posto Moby Dick se encontre com a motociata capitaneada por Bolsonaro na descida da Terceira Ponte. Em seguida, os dois grupos seguem para a Praça do Papa.

Segurança

As forças policiais do Espírito Santo devem atuar de maneira integrada com o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República.

A Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) informou que as ações conjuntas visando à segurança de Bolsonaro já foram repassadas ao comando do 38º Batalhão de Infantaria do Exército, responsável por coordenar a segurança de eventos com a presença do presidente.

Ainda de acordo com a Sesp, o planejamento das forças estaduais, em conjunto com as guardas municipais de Vitória e Vila Velha, além da Polícia Rodoviária Federal (PRF), foi posto em curso assim que a secretaria foi oficiada acerca da vinda de Bolsonaro para o evento “Marcha para Jesus”, organizado por religiosos e apoiadores do chefe do Executivo nacional.

O quantitativo de agentes que atuarão na proteção do presidente e dos participantes do evento não foi informado pela Sesp nem pelo GSI, por motivos de segurança.

Interdição

Com a visita de Bolsonaro, a Terceira Ponte, principal via de acesso entre Vitória e Vila Velha, ficará totalmente interditada entre 9h e 18h. A informação foi confirmada pela Polícia Militar, bem como pela Prefeitura de Vila Velha.

Segundo informações da major Samiramis ao Folha Vitória, o trânsito será desviado para outras vias de acesso. A travessia da comitiva em motociata deve começar às 10h30 e, durante o período em que ocorrerá, o trânsito ficará complicado nas principais vias, como a Luciano das Neves, Santa Leopoldina e orla de Vila Velha.

Apesar da informação, a Rodosol, concessionária responsável pela via, informou que a interdição será a partir das 10 horas, de acordo com determinação da coordenação de segurança de eventos, que está sob comando do 38° Batalhão de Infantaria do Exército.

Interdição em Vitória

Segundo informações da Prefeitura de Vit´ória (PMV), haverá interdição total da Rua Clóvis Machado, em toda sua extensão, no bairro Enseada do Suá, das 14h às 19h. A motociata, ao sair da Terceira Ponte, percorrerá a Rua Clóvis Machado até chegar à Praça do Papa, onde haverá concentração de pessoas. O trânsito será desviado pelas vias adjacentes.