Política

Ouricuri: vídeo não mostra "prefeito ladrão" preso e R$ 70 milhões; entenda

Imagens de homens com caixas de dinheiro não teria relação com operação da PF contra o partido do político, que seria do PT; entenda o que é real na história bizarra

Foto: Divulgação/Prefeitura de Ouricuri

O vídeo que viralizou de vários homens abrindo caixas com dinheiro vivo não teria nenhuma relação com uma suposta operação da Polícia Federal (PF) contra o prefeito da cidade de Ouricuri, em Pernambuco, segundo informações da AFP Checamos.

A publicação, que tem quase 20 mil visualizações desde dezembro de 2022, voltou a circular em julho de 2023. 

As pessoas estavam alegando que o “prefeito do PT” (do Partido dos Trabalhadores) teria sido pego com R$ 70 milhões.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

No entanto, as imagens são, na verdade, de uma ação da PF em Sergipe em 2021. 

Além disso, segundo a AFP Checamos, o prefeito do município de Ouricuri não é filiado ao PT, mas sim ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).

Uma das publicações compartilhadas no Facebook afirma que “prefeito do PT de Ouricuri em Pernambuco, foi pego hoje pela Polícia, com 70 milhões”. 

O conteúdo circula também no Instagram, TikTok, YouTube, Kwai e X, antigo Twitter.

Foto: Reprodução/AFP Checamos
Captura de tela realizada por AFP Checamos em 3 de agosto de 2023 em uma publicação no Facebook.

O vídeo começa com alguns homens tirando maços de dinheiro de envelopes na frente de uma mulher, que diz: “Eu quero que vocês vejam o resto todo. Agora, presta atenção”.

Depois, aparece uma imagem de uma mala abarrotada de dinheiro em espécie em cima de uma cama. Logo em seguida, tem uma outra cena de um cara abrindo uma caixa de papelão e também encontrando maços de dinheiro vivo.

LEIA TAMBÉM: Filho de bombeira do ES nasce um dia após mãe chocar web com treino pesado

As imagens têm o logo do aplicativo Kwai e o nome de usuário “Damião Pedro 503”. 

Ao pesquisar esse usuário na rede social, encontrou-se o vídeo original, postado em 7 de dezembro de 2022, com a mesma história sobre o prefeito de Ouricuri.

O atual prefeito de Ouricuri é Francisco Ricardo Soares Ramos

Contrariando as alegações das postagens virais, ele, de fato, não é afiliado ao Partido dos Trabalhadores (PT).

LEIA TAMBÉM: Caso Boquinha Pelada: veja o que aconteceu com casal que viralizou sem dente

Na realidade, a filiação partidária de Ramos é ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), conforme evidenciado em uma consulta à plataforma do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para as eleições municipais de 2020.

Segundo a AFP Checamos, uma pesquisa no Google usando os termos “PF Ouricuri operação” levou a matérias sobre uma ação da Polícia Federal que de fato ocorreu no município.

LEIA TAMBÉM: Mistério: após “antena coqueiro” na Pedra Azul, ES, “cacto 5G” aparece

Essa operação visava indivíduos suspeitos de envolvimento em desvio de dinheiro em contratos firmados entre a prefeitura de Ouricuri e empresas prestadoras de serviços.

No entanto, em nenhuma das notícias encontradas pela AFP Checamos é mencionado que o prefeito da cidade estava sendo investigado. A nota oficial da Polícia Federal sobre a operação não faz qualquer referência ao nome de Ricardo Ramos.

LEIA TAMBÉM: Nutricionista receita chá de banana que emagrece 1 kg por dia: “Melhor que Ozempic”

A Polícia Federal de Pernambuco declarou à AFP Checamos, em 8 de agosto de 2023, que não houve divulgação de vídeos relacionados ao caso. A PF esclareceu que “o prefeito de Ouricuri também não foi divulgado como alvo das operações em questão”, conforme comunicado.

Ao realizar uma pesquisa reversa com o Google Lens na imagem da mala de dinheiro sobre a cama, a AFP Checamos encontrou a mesma foto em artigos de jornais locais que tratavam da Operação Distração, conduzida pela Polícia Federal em Sergipe. Essa investigação estava focada em um site de apostas.

LEIA TAMBÉM: Pode isso? Mulher é demitida após ser monitorada por IA em home office; veja direitos

Uma outra matéria de outro jornal sobre a operação revelou outro trecho do vídeo viral. Neste, um homem abre uma caixa de papelão e encontra dinheiro em espécie.

No entanto, a AFP Checamos não conseguiu identificar a origem do primeiro trecho do vídeo, que mostra uma mulher conversando com homens que retiram dinheiro de envelopes.

LEIA TAMBÉM: Bomba? De Gusttavo Lima a padre Marcelo, nutricionista fala de corpo de famosos, viraliza e dá dicas: “Fake natty”