Política

Partidos possuem apenas uma semana para realizar convenções no ES

A partir do dia 01 de julho, será suspensa a veiculação da propaganda partidária gratuita. Cinco de julho é o último dia para os partidos políticos apresentarem o registro de candidaturas

O prazo para a realização de convenções termina no próximo dia 30 Foto: Divulgação

Os partidos políticos enfrentam um verdadeira corrida para o fechamento de coligações e definições de candidaturas. Isso porque o prazo para a realização das convenções partidárias se encerra na próxima segunda-feira (30). Contudo, com indefinições do cenário político capixaba, muitas siglas deixarão para tomar suas decisões a partir do próximo fim de semana.

Dentre os partidos que já decidiram adiar as datas das convenções estão o PT, que lançará o deputado Roberto Carlos para a disputa pelo governo estadual, e o PSDB, que ainda aguarda uma definição do PMDB, sobre a possível candidatura do ex-governador Paulo Hartung. Caso o peemedebista oficialize candidatura, os tucanos poderão rever estratégias. O PMDB se reúne no dia 29.

O PR, do senador Magno Malta, também baterá o martelo no dia 30. Malta desejava concorrer à presidência da República, mas não conquistou apoio, na convenção nacional do partido, realizada no último sábado (21). 

O PSD também realiza convenção no dia 30, na qual deverá declarar apoio ao PSB de Casagrande. O encontro será realizado das 08h às 14 horas, na Câmara de Vitória.

Veja como fica o calendário:

Dia 26
Convenção do PEN, das 08h às 14 horas em Vitória.

Dia 28
Convenção do PSB

Dia 29
Convenção do PMDB, das 09h às 14 horas, na Câmara de Vitória
Congresso Nacional do PSB

Dia 30
Convenção do PSDB
Convenção do PR
Convenção do PT
Convenção do PSD

Propagandas

A partir do dia 01 de julho, será suspensa a veiculação da propaganda partidária gratuita prevista na Lei 9.096 e não será permitido nenhum tipo de propaganda política paga no rádio e na televisão. Também será vedado às emissoras de rádio e TV, entre outros: transmitir imagens de realização de pesquisa ou consulta popular de natureza eleitoral em que seja possível identificar o entrevistado ou em que haja manipulação de dados; veicular propaganda política, dar tratamento privilegiado a candidato, partido ou coligação; veicular qualquer programa com alusão ou crítica a candidato ou partido, exceto programas jornalísticos ou debates; e divulgar nome de programa que se refira a candidato escolhido em convenção.

Registro de candidatura

Cinco de julho é o último dia para os partidos políticos e coligações apresentarem no Tribunal Superior Eleitoral, até as 19 horas, o requerimento de registro de candidatos a presidente e vice-presidente da República. O prazo também vale para a apresentação, aos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), dos requerimentos de registros de candidatos a governador e vice-governador, senador e respectivos suplentes, deputado federal e deputado estadual ou distrital.