Política

Partidos tem até esta quarta para atualizar lista de filiados

Se relação não for atualizada, vale última lista enviada. Justiça Eleitoral também vai verificar duplicidade de filiações, que impede disputa nas eleições

Foto: Reprodução

Os 33 partidos políticos registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) têm até esta quarta (15) para atualizar a lista de filiados, por meio do Sistema de Filiação Partidária (Filia). As listas devem conter a data de filiação, o número do título e o nome do filiado. A medida está prevista na Lei nº 9.096/1995 (Lei dos Partidos Políticos).

Se a relação de filiados não for atualizada até a data-limite fixada na Portaria TSE nº 131, de fevereiro de 2020, a  última relação de filiação remetida à Justiça Eleitoral permanecerá inalterada.

Após receber a relação dos filiados, a Justiça Eleitoral deve verificar as duplicidades de filiação partidária, ou seja, identificar as pessoas que estão ligadas a mais de uma agremiação, o que não é permitido pela legislação.

A filiação partidária é um dos requisitos para a obtenção do registro de candidatura a cargos eletivos. O candidato deve estar filiado à sigla pela qual pretende concorrer com seis meses de antecedência da eleição. 

O procedimento de identificação das duplicidades de filiação ocorrerá de 16 a 22 de abril. Já a divulgação das duplicidades ocorrerá no dia 24 de abril.