O governador Paulo Hartung deverá receber alta neste domingo (09) do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, onde está em repouso absoluto em um quarto após ser submetido a uma cistoscopia (exame médico com procedimentos similares ao cirúrgico) da bexiga, na manhã de sexta-feira (07).
De acordo com Boletim Médico divulgado na sexta-feira pela assessoria de comunicação do governador licenciado, o procedimento foi bem sucedido e exames preliminares não identificaram a presença de novos tumores. Após receber alta, Hartung retorna ao Espírito Santo e reassume o comando do Poder Executivo Estadual.
O exame realizado pelo governador faz parte do tratamento médico que começou com um procedimento cirúrgico, realizado em fevereiro, para remover um tumor na bexiga.
O próximo passo do tratamento será por meio de vacinação, chamado imunoterapia com BCG, com medicação aplicada diretamente na bexiga, com a utilização de um cateter. Dessa forma, os medicamentos afetam principalmente as células que revestem a bexiga, com pouco ou nenhum efeito sobre outras células.
Diagnóstico
Em 03 de fevereiro, após sentir incômodos e sangramento ao urinar, Paulo Hartung se submeteu a um exame de imagem e, na oportunidade, os médicos decidiram operá-lo imediatamente.
Hartung já fazia um acompanhamento desde 2003 no Hospital Sírio Libanês, devido a complicações no rim. Por isso realizou novos exames na capital paulista, ocasião em que foi detectado o tumor em fase inicial.