Nos quatro municípios em que era possível ter o segundo turno das eleições municipais no Espírito Santo, todos terão um novo pleito, marcado para o dia 30 de outubro. Esta é a primeira vez que Cariacica, Serra, Vila Velha e Vitória estarão no segundo turno na mesma eleição.
Em Vitória, o atual prefeito Luciano Rezende (PPS) ficou na primeira colocação, mas não conseguiu atingir a maioria dos votos, com 43,82%. Luciano vai enfrentar Amaro Neto (SD), que ficou na segunda posição com 35,32% dos votos válidos.
Em Vila Velha, dois ex-prefeitos vão se enfrentar no segundo turno. Max Filho (PSDB) foi o mais votado, com 37,8% dos votos válidos. Neucimar Fraga (PSD), ficou em segundo lugar com 30,95% dos votos. O atual prefeito, Rodney Miranda (DEM) alcançou a terceira posição, com 18,13% e não disputará o segundo turno.
Na Serra, o deputado federal Sérgio Vidigal (PDT) ficou em primeiro lugar na disputa pela prefeitura com 48,3%. O atual prefeito Audifax Barcelos (Rede), ficou na segunda colocação com 43,71% dos votos válidos.
Já em Cariacica, o deputado estadual Marcelo Santos (PMDB) foi o mais votado, com 41,89% dos votos. O atual prefeito, Juninho (PPS), ficou na segunda colocação, com 35% dos votos, e vai para o segundo turno.