Pelo menos 30 vereadores, que compõem as câmaras dos municípios de Cariacica, Serra, Vila Velha e Vitória, deverão entrar para a disputa eleitoral deste ano, concorrendo às vagas de deputados estaduais ou federais.
Se todos os vereadores e pré-candidatos fossem eleitos, já seria o suficiente para a ocupação de todas as vagas da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, que atualmente dispõe de 30 cadeiras parlamentares.
A Câmara da Serra lidera em número de pré-candidatos. Dos 23 vereadores, pelo menos 15 devem ingressar na disputa. Dentre os nomes cogitados para a disputa estadual estão Aldair Xavier, Alexandre Xambinho, Antônio Boy, Auredir Pimentel, Basílio da Saúde, Bruno Lamas, Gilmar, Jose Raimundo, Miguel da Policlínica, Nacib Haddad, Neidia Pimentel, Rodrigo Caldeira, Tio Paulinho e Toninho Silva. O vereador Guto Lorenzoni deve ingressar como deputado federal.
Na sequência aparece a Câmara de Vitória. Por lá, nove dos 15 parlamentares deverão candidatar-se. Devem ficar fora da disputa apenas os vereadores Namy Chequer, Vinicius Simões, Zezito Maio, Marcelão, Reinaldo Bolão e Davi Esmael. A expectativa é de que o presidente da Casa, Fabrício Gandini, concorra como deputado federal.
Já Cariacica, que conta com 19 vereadores, deverá registrar cinco representantes na disputa. Poderão candidatar-se o presidente Marcos Bruno, Celso Andreon, Sérgio, Camilo Gomes, Joscelino Miguel e Itamar Alves Freire.
Em Vila Velha, dos 18 parlamentares, quatro já são cotados para o próximo pleito. Entre eles estão Duda da Barra, Andinho Arnaldinho Borgo e Osvaldo Maturano. Este último, ainda aguarda uma definição do partido.
Apenas 6 deputados estaduais não deverão tentar reeleição
Dos 30 deputados estaduais, apenas seis não deverão disputar a reeleição no pleito de outubro, no Espírito Santo. O primeiro a deixar a disputa foi o deputado Claudio Vereza (PT), que, após acumular seis mandatos consecutivos,anunciou a aposentadoria no mês de março deste ano.
A expectativa é de que o parlamentar trabalhe para angariar votos para a senadora Ana Rita (PT), que deverá candidatar-se ao Legislativo Estadual. Veja os detalhes desta notícia, clique aqui.