Política

Eleições 2022: Real Time Big Data divulga nova pesquisa para governo do Espírito Santo nesta quinta

O levantamento foi divulgado às 12 horas no programa Balanço Geral, simultaneamente com o Folha Vitória

Foto: Montagem Folha Vitória

Faltando dez dias para o segundo turno das Eleições 2022, que acontece no dia 30 de outubro, o Instituto Real Time Big Data divulgou, nesta quinta-feira (20), a nova pesquisa de intenção de votos para governador do Espírito Santo.

O levantamento foi divulgado às 12 horas no programa Balanço Geral, simultaneamente com o Folha Vitória. A pesquisa foi encomendada pela TV Vitória, em parceria com a Record TV, e realizada pelo Instituto Real Time Big Data. Clique aqui e confira a pesquisa completa. 

Os dados apresentam a intenção de votos do eleitor capixaba para o governo do Espírito Santo. Foram divulgados os votos válidos, ou seja, não consideram aqueles que responderam que votarão em branco ou anularão o voto, e a pesquisa estimulada.

> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!

No Espírito Santo, além do voto para presidente, os eleitores vão decidir quem será o governador pelos próximos quatro anos. Na disputa estão os candidatos Renato Casagrande (PSB), que busca a reeleição, e Carlos Manato (PL).

Acompanhe a cobertura das Eleições 2022 no Folha Vitória!

Primeira pesquisa teve empate técnico

A primeira pesquisa Real Time Big Data com a intenção de votos para o segundo turno das eleições 2022, divulgada na última quinta-feira (20), mostrou que o candidato à reeleição, Renato Casagrande (PSB) liderava a disputa ao Palácio Anchieta com 53% das intenções de votos válidos. Carlos Manato (PL) aparece no levantamento com 47%.

Dentro da margem de erro, que é de 03 pontos percentuais para mais ou para menos, os dois candidatos empatam tecnicamente.

Na pesquisa estimulada, quando são apresentados os nomes dos candidatos, Casagrande apareceu com 48%, enquanto Manato tem 42% das intenções de voto. Dos entrevistados, 6% responderam que votarão em branco e outros 4% disseram que não sabem ou não responderam.