Política

Petistas do ES se reúnem em São Paulo e discutem palanque para Dilma

Militantes do Partido dos Trabalhadores no Espírito Santo (PT-ES) participam, nesta sexta-feira (02), do encontro nacional da sigla, em São Paulo. Ao todo, 12 representantes do partido estarão no encontro, que deverá reunir cerca de 800 delegados eleitos no PED (Processo de Eleição Direta) de 2013, dirigentes nacionais e lideranças petistas.

Durante o evento serão debatidos e aprovados o texto de Tática e Estratégia Eleitoral e as Diretrizes do Programa de Governo Dilma.

O vice-presidente do PT-ES, José Carlos Nunes, destacou que esta será uma oportunidade de discutir qual a melhor estratégia para a formação do palanque de Dilma no Estado. E enquanto não forem definidas possíveis alianças com o PSB de Casagrande, ou com o PMDB de Hartung, Nunes também não descarta a possibilidade do lançamento de candidatura própria ao governo.

“Essa não é a prioridade do PT no Estado. A prioridade é a reeleição da Dilma e a vaga no Senado. Agora, pode ser uma possibilidade. O que temos certo é que o PT não deixará de fazer palanque para Dilma, nem que a saída seja a candidatura própria”, explica.

Sobre a aproximação com o PMDB, com o qual o partido se reuniu na última segunda-feira (28), Nunes disse que se o assunto ainda está sendo analisado. “O posicionamento do PT é que vamos conversar com o Casagrande porque estamos no governo, e o que temos de novo é a candidatura do Paulo, e como o PMDB é aliado nacional, temos que conversar com ele também. Mas o partido encara isso com naturalidade. O que tivemos foi uma conversa inicial”, frisou.

Além de Nunes, também desembarcaram em São Paulo, na manhã desta sexta-feira, o presidente regional do partido, João Coser, a deputada estadual Lúcia Dornelas, e o subsecretário estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, Perly Cipriano. A abertura oficial do evento contará com a presença do ex-presidente Lula, e da presidente Dilma Roussef, às 19 horas, no Anhembi. O encerramento do evento será no próximo sábado (03).

Encontro com o PDT

Até a próxima terça-feira (06), uma reunião deverá ser realizada entre o PT e o PDT. A princípio, o encontro deverá debater as eleições proporcionais, mas é possível que as candidaturas majoritárias entrem na pauta.