Política

PF realiza operação de combate a rachid na Câmara de Vila Velha; vereador é investigado

De acordo com as investigações da PF, um vereador do município é suspeito de receber parte dos salários dos assessores de seu gabinete

Foto: Reprodução Google Street View

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feira (19), a operação ‘Endosso’, com finalidade de combater a prática de rachid (devolução de parte dos salários dos servidores) na Câmara Municipal de Vila Velha. De acordo com as investigações da PF, um vereador do município é suspeito de receber parte dos salários dos assessores de seu gabinete.

Cinco mandados de busca e apreensão foram cumpridos durante a operação. Segundo a `PF, os repasses eram feitos através de saques nas contas dos assessores, acompanhados de depósitos imediatos em contas de terceiros, além da conta bancária de uma empresa do vereador.

A operação foi realizada com apoio do Grupo de Atuação Especializado em Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Espírito Santo (MPES). No total, 20 policiais participaram da operação. Os investigados poderão responder pelos crimes de concussão e lavagem de dinheiro, com pena de até 14 anos.