Política

Políticos do ES embarcam em trend da Disney com inteligência artificial

O governador Renato Casagrande e os deputados estaduais Marcelo Santos, João Coser e Mazinho dos Anjos ganharam suas versões inspiradas em filmes do estúdio

Foto: Montagem / Folha Vitória

A nova trend de transformar fotos de perfil em uma imagem inspirada nos filmes da Disney chegou longe. A moda alçou voo nos Estados Unidos e veio desembarcar no Espírito Santo, mais precisamente na Assembleia Legislativa do Estado (Ales). 

Na tarde desta quarta-feira (24), diversos políticos capixabas, inclusive a própria Casa de Leis, embarcaram na nova onda.

O governador Renato Casagrande (PSB) entrou na trend, assim como os deputados estaduais Marcelo Santos (Podemos), João Coser (PT) e Mazinho dos Anjos (PSDB) ganharam suas versões inspiradas em filmes do estúdio. 

A própria Assembleia ganhou sua edição animada. Na imagem, os deputados aparecem tirando uma selfie para mostrar alguns cômodos da casa de leis do Estado. 

Adesão à trend ajuda a humanizar a política

De acordo com o consultor de marketing político, Lucas Rezende, a adesão a algum tipo de moda virtual ou trend ajuda a humanizar o trabalho político. Ele afirma que isso pode auxiliar na aproximação de figuras políticas com seu público. 

“Uma das grandes missões de todo perfil político nas redes sociais é humanizar. O eleitor não aguenta aquelas infinitas fotos de agenda, infinitos posts sobre obras e etc. A linguagem política já é pesada por si só, e a política geralmente está relacionada a resolver os problemas, as demandas do povo, então já é uma comunicação pesada e séria”, disse. 

Ainda de acordo com Rezende, embarcar na trend da Disney é uma excelente maneira de humanizar o perfil político, mas tudo deve ser feito com cuidado e, principalmente, contexto. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

“Só que a gente tem alguns poréns aí. Nessa trend em específico você pode fazer um contexto. Você pode colocar um fundo, você em algum lugar, fazendo alguma coisa, segurando algo. Aí, o pulo do gato é você contextualizar bem aquela trend. Não é só fazer a gracinha, gracinha pela gracinha não funciona”, afirmou. 

Segundo o especialista, é preciso também saber a que público cada iniciativa se destina. Pois é preciso, antes de tudo, saber conversar com o próprio eleitorado e utilizar sua linguagem. 

 “Às vezes você pode não se conectar com o seu público. O seu público não te espera nessa situação”. 

Outro consultor de marketing político, Fernando Carreiro concorda que a trend ajuda a aproximar o público. Segundo ele, a internet ajudou a estreitar caminhos, utilizando principalmente o humor. 

“A internet provocou uma intensa mudança de comportamento e na nossa comunicação; a política e os políticos têm aderido a essas transformações na linguagem, que são importantes para conversar diretamente com o público que está inserido nas redes sociais. Cada canal requer uma linguagem adequada, e a da internet é o humor, o meme, o lúdico”, explicou. 

Além disso, o especialista acredita que a humanização extrapola o ambiente web, e medidas como estas podem ajudar a suavizar o conteúdo duro e, muitas vezes difícil, que pode ser a política. 

Ele acredita que este tipo de adesão podem ser muito benéficas à imagem de atores políticos, principalmente por se conectar com o povo em linguagem diretamente utilizada por ele. 

Foto: Reprodução/Instagram

Por outro lado, a utilização exagerada deste tipo de artifício pode distrair o público do trabalho político, transformando a imagem das instituições em uma espécie de piada. 

“Excessos na utilização desses recursos podem transformar um grande trunfo de comunicação em uma piada, deslocando a imagem do político ou da instituição para o ambiente da galhofa”, explicou. 

Leia Também: Seja um personagem da Disney: aprenda a criar fotos de nova trend com IA