O PRB do vereador de Vitória Devanir Ferreira que se reúne em convenção no próximo domingo (22), não deverá fechar ata em apoio a candidaturas majoritárias, segundo informações do parlamentar. Isso porque o partido e outras siglas, como o PHS, que se reuniram em um bloco de apoio à reeleição do governador Renato Casagrande (PSB), estariam insatisfeitos com a forma pela qual os socialistas estariam conduzindo o processo eleitoral no Estado.
“Existe uma insatisfação do PRB e de outros partidos. Querem nos empurrar deputados eleitos de goela abaixo, e isso não aceitamos. Além disso, não vamos fechar a ata, até porque nenhuma candidatura majoritária foi colocada ainda. O PRB não tem que declarar apoio a quem quer que seja. Os prováveis candidatos à majoritária não se apresentaram oficialmente”, diz Devanir.
O vereador diz ainda que acredita em um possível racha no blocão, e que o PRB já conversa com outros partidos. “Pode haver um racha sim. Mas isso não enfraquece os partidos insatisfeitos, porque há um bloco insatisfeito. Permanecemos em bloco, e outras candidaturas majoritárias estão sendo colocadas”, explica. Ferreira já havia mostrado insatisfação com a entrada do PV no bloco.
Na tarde desta sexta-feira (20), o PRB se reúne com o senador Magno Malta (PR), cujo partido realiza convenção nacional no próximo sábado (21). Malta trabalha com a expectativa de ser lançado como candidato à presidência. Caso a Executiva Nacional negue a candidatura, o senador poderá disputar o Palácio Anchieta.
Já na próxima segunda-feira (23), o PRB se reúne com o PT, que deverá lançar candidatura própria ao governo.
O Folha Vitória tentou contato com o presidente regional do PSB, Luiz Ciciliotti, mas as ligações não foram atendidas.