Pode ser definido nesta sexta-feira (21) o pré-candidato do PT à Prefeitura Municipal de Cariacica, já que Helder Salomão, o mais cotado para o posto, decidiu não concorrer ao pleito municipal e continuar com o seu mandato de deputado federal.
A reunião do diretório acontecerá a partir das 18h30, no auditório da Apae de Morada de Santa Fé, e irá lançar à discussão os nomes de Célia Tavares, Ronaldo Simonetti e Antônio Victor.
O partido não esconde a preferência por Célia, que foi por dois mandatos a secretária municipal de Educação de Helder Salomão e concorreu à vice-governadoria em 2014, ao lado do professor Roberto Carlos (PT).
Quem endossa a possibilidade da definição sair nesta sexta-feira é o presidente do PT em Cariacica, Djalma Dias. “Eu acredito, até porque estamos conversando com os companheiros para ver se chegamos a um consenso e evitamos desgastes”, disse.
Segundo Djalma, o principal objetivo da sigla no município é defender uma candidatura que viabilize a eleição proporcional (disputa pela Câmara) para que garanta ao menos a bancada que o PT possui atualmente no Legislativo; nesse caso, quatro vereadores: Pedro Henrique, Zé do Miguel, Erildo Denadai e Celso Andreon.
Diferentemente do que pensa Djalma Dias, o vereador Celso Andreon acredita que a escolha irá levar mais tempo. “Acho que esse debate vai se estender, pelo menos, até o início de agosto, por conta da conjuntura e da tentativa de construção do melhor cenário para o PT e seus aliados”, disse.
Em Cariacica, o PT faz parte de um blocão de cerca de 10 partidos de oposição a Juninho (PPS) e Marcelo Santos (PMDB), que tenta construir uma terceira via. Nesse grupo estão PSB, Pros, PSL, PCdoB, PV, PTB, PSL, entre outros.
Apesar de tentar montar uma chapa com candidatura própria, grupos majoritários do partido, ligados ao secretário estadual João Coser (PT) e ao deputado estadual Nunes (PT), têm defendido uma aliança com a Rede de Marcos Bruno, em que Célia Tavares figuraria como vice.