Política

Prefeito de Santa Maria de Jetibá visita Rede Vitória e destaca força da economia local na área rural

Hilário Roepke e sua equipe conheceram o modelo de negócios da empresa e de seus veículos de comunicação e sinalizaram futuras parcerias

Foto: Divulgação
Prefeito de Santa Maria, Hilário Roepke (último à direita) ao lado do diretor executivo da Rede Vitória, Geraldo Vimecarti, o apresentador da TV Vitória e deputado Amaro Neto, o vice-prefeito Florentino Lauvers e o secretário de Cultura e Turismo da cidade Jardell Miertschink

A diretoria da Rede Vitória de Comunicação recebeu a visita de integrantes da Prefeitura Municipal de Santa Maria de Jetibá, na Região Serrana do Espírito Santo nesta quinta-feira (07).  No encontro foram discutidas parcerias com os veículos da rede, e o município também apresentou suas potencialidades de crescimento.

O prefeito Hilário Roepke (PSB) foi recebido pelo diretor executivo Geraldo Vimecarti. Também estavam presentes o vice-prefeito Florentino Lauvers, o secretário de Cultura e Turismo da cidade Jardell Miertschink e o deputado federal e apresentador da TV Vitória Amaro Neto. 

Santa Maria de Jetibá tem no campo sua força econômica

O município de Santa Maria de Jetibá tem sua economia pautada em duas frentes: produção agropecuária e comércio. A força do campo está representada com a alta produtividade das mais de 6.200 propriedades rurais (sendo aproximadamente 4.775 propriedades rurais cadastradas e cerca 1.500 propriedades a serem tituladas, que tem abaixo de 3 hectares). 

A prefeitura apontou ainda que a cidade possui o maior PIB agrícola do Espírito Santo. De acordo com a secretária municipal de Agropecuária, Rafaela Tesch, dentro da agropecuária, destacam-se a produção de ovos de galinha e de ovos de codorna.  

“Hoje, somos o maior município produtor de ovos do Brasil e a gente representa também, à nível estadual, 93% da produção de ovos de galinha e 98,3% da produção de ovos de codorna”, pontuou. 

São mais de 300 milhões de dúzias de ovos de galinha produzidas anualmente, segundo dados da Pesquisa de Pecuária Municipal (PPM) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Santa Maria de Jetibá também é referência estadual em agricultura orgânica com aproximadamente 120 produtores. A produção anual estimada é de 6 mil toneladas.

“Santa Maria também é uma potência na produção de horticultura e folhosas. Cerca de 40% dos produtos que entram na Central de Abastecimento (Ceasa) na Grande Vitória são de Santa Maria de Jetibá, e mais de 70% das folhosas são produzidas também em Santa Maria”, finalizou.

Coluna Agro Business aponta novos empreendimentos na agropecuária local

Recentemente, a coluna Agro Business, do Folha Vitória, destacou que a cidade de Santa Maria de Jetibá vai contar, a partir de novembro, com 30 cotas em um condomínio avícola, que vai alojar cerca de 75 mil aves com postura comercial no setor de recria.

O movimento de expansão é coordenado pela Cooperativa Agropecuária Centro Serrana (Coopeavi). A previsão é alojar 100 mil aves no primeiro trimestre de 2022. 

A modalidade de operação busca viabilizar a participação de cooperados em um modelo automatizado e de grande escala de produção de ovos, de forma eficiente, otimizando o processo produtivo e sem a necessidade de investimento direto em infraestrutura.

Dessa forma, o agricultor pode investir os ganhos em suas produções em novos negócios, aumentando seus retornos e diluindo seus riscos dentro do segmento. Ainda, os recursos aplicados se direcionam a terras capixabas, contribuindo para o desenvolvimento do Estado.

Sobre o empreendimento, a capacidade total da área alcança 300 mil aves no modelo atual. A produção média nos três galpões ultrapassa 20 mil dúzias de ovos por dia.

O condomínio avícola de postura comercial é um modelo de negócio pioneiro no Brasil e surgiu a partir da ideia de um associado com objetivo de democratizar produção de escala, com moderna tecnologia atendendo todas os requisitos legais e produtores interessados.