O prefeito de São Mateus, Daniel Santana (PSDB) tem uma forte ligação com o público mais jovem. Pelo menos é o que apontam os cruzamentos das informações levantadas pela pesquisa Rede Vitória/Futura de intenção de voto estimulada no município. Nada menos do que 53,8% dos eleitores com idades entre 16 e 24 anos disseram que vão votar no candidato. Embora ele tenha percentuais superiores em todas as faixas etárias, em comparação com os demais concorrentes, é entre os mais jovens que o percentual é maior.
Daniel também é o preferido nas classes D e E. Nesse segmento ele acumula 40,6% das intenções de voto. No entanto, entre os eleitores da classe C, o prefeito fica com percentual menor se comparado a Carlinhos Lyrio (Podemos) que alcança 25,2% contra 23,3% do primeiro colocado.
No levantamento espontâneo, quando não são apresentados todos os candidatos aos eleitores, Daniel Santana aparece bem posicionado entre os entrevistados com Ensino Fundamental. 41,7% disseram que vão votar no prefeito no dia 15 de novembro.
E embora os percentuais sejam bem parecidos e estejam dentro da margem de erro da pesquisa, que é de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos, são os homens que apoiam mais o candidato tucano. Enquanto 35,1% deles disseram que vão votar em Daniel Santana, 34% das mulheres declararam voto no prefeito.
E dos eleitores que disseram que não votam em Daniel Santana em nenhuma hipótese, destaque para aqueles que possuem Ensino Superior. Nada menos do que 48% dos entrevistados nesse recorte disseram que rejeitam o prefeito. O tucano também tem números elevados de rejeição na classe A/B (46,4%) e na classe C (43,7%).
A rejeição do prefeito também aparece com destaque entre os evangélicos de São Mateus. No levantamento, 37,5% dos entrevistados nesse segmento disseram que não votariam nele em nenhuma hipótese. Entre os católicos, o índice de rejeição de Daniel Santana é de 29%.
Na percepção do eleitor de São Mateus sobre quem vai ganhar a eleição, Daniel Santana aparece como amplo favorito em todos os cruzamentos. No recorte faixa etária, nada menos do que 82,7% dos entrevistados entre 16 e 24 anos cravam vitória do prefeito.
Nos segmentos classe social e escolaridade, todos os recortes mostram que mais de 60% dos entrevistados acreditam numa vitória de Daniel Santana no próximo dia 15.
A pesquisa foi realizada pela Futura para a Rede Vitória e contemplou 400 entrevistas, com margem de erro de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos e confiabilidade de 95%. As entrevistas foram realizadas nos dias 3 e 4 de novembro de 2020, face a face com o eleitor respeitando as recomendações sanitárias das autoridades de saúde. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número ES-06487/2020.