Até o final da manhã desta terça-feira (29), o prefeito de Sooretama, Esmael Loureiro (PMDB), não havia sido notificado da decisão judicial, que determina o seu afastamento do cargo, segundo informações da assessoria de imprensa. Com isso, o prefeito continua desempenhando suas funções normalmente.
Esmael é acusado de cometer improbidade administrativa, devido a irregularidades em convênio firmado com a Secretaria de Agricultura, em 2005, quando também era prefeito do município.
De acordo com a denúncia do Ministério Público Estadual, o projeto não foi cumprido e o convênio foi cancelado. Com isso, o prefeito seria obrigado a devolver quase R$ 8 milhões aos cofres públicos, o que não teria acontecido.
A juíza responsável pela decisão informou que o afastamento buscar evitar que Esmael Loureiro atrapalhe as investigações. Enquanto estiver afastado, o prefeito continuará recebendo o salário de R$ 12 mil.
Segundo a assessoria de imprensa, a prefeitura só deverá se manifestar oficialmente após o recebimento da notificação.