Política

Prefeitos deixam o Republicanos e se aproximam do governo do Estado

Os gestores de Venda Nova do Imigrante e de Sooretama deixaram a legenda e vão ficar sem partido. Um terceiro prefeito também estaria inclinado a se desfiliar

Perim e Camiletti deixaram o Republicanos
Perim e Camiletti deixaram o Republicanos

Dois prefeitos do interior do Estado, que foram eleitos pelo partido Republicanos nas eleições municipais do ano passado, deixaram a legenda. Nos bastidores, o motivo da desfiliação seria para remover qualquer empecilho na interlocução com o governo do Estado, uma vez que a legenda não faz parte da base aliada do governador Renato Casagrande (PSB).

O prefeito de Venda Nova do Imigrante, Dalton Perim, pediu sua desfiliação do Republicanos na última terça-feira (01). Ele comunicou sua saída ao cartório eleitoral e também ao partido por meio de um ofício. Ele estava filiado ao partido desde 2020, quando também disputou a Prefeitura de Venda Nova, mas sem sucesso.

A decisão que ora se formaliza não se origina de qualquer dissabor pessoal ou incongruência ideológica, mas sim do legítimo anseio de, com a serenidade que o cargo impõe e a consciência cívica que dele emana, seguir novos rumos na seara da representação política, em plena consonância com os valores democráticos e com os deveres que me incumbem como prefeito municipal de Venda Nova do Imigrante”, diz trecho do pedido de desfiliação encaminhado ao partido.

Já o prefeito de Sooretama, Fernando Camiletti, pediu sua desfiliação na semana passada. Questionado pela coluna De Olho no Poder sobre o motivo, justificou que estava alinhado ao projeto do governador.

“Eu estou com o projeto de continuidade do governador Casagrande e apoio Ricardo Ferraço para o governo. Mas antes conversei com Erick e coloquei minhas intenções”, disse Camiletti, referindo-se ao presidente estadual do Republicanos, Erick Musso. Ele estava filiado ao partido desde o ano passado.

Sobre a possibilidade de se filiar a uma sigla da base aliada de Casagrande, Camiletti disse que, por ora, vai ficar sem partido, postura essa que deve ser seguida também por Perim – o prefeito de Venda Nova foi procurado, mas não retornou aos contatos da coluna.

Pano de fundo: 2026

Mesmo estando há pouco tempo no partido, os dois contribuíram para que o Republicanos conseguisse eleger oito prefeitos em todo o Estado, no ano passado.

Interlocutores da legenda disseram, sob reserva à coluna, que os prefeitos do interior têm sido “assediados” pelo governo do Estado para deixarem a sigla. A recusa seria entendida como um gesto de oposição e sofreria retaliação em convênios e investimentos do governo nos municípios.

Em eventos oficiais, o governo do Estado sempre frisa que não “olha” o partido na hora de investir nos municípios, e que trataria a todos da mesma forma. Na inauguração do Mercado Municipal de Cariacica, o prefeito Euclério Sampaio (MDB) reforçou esse discurso.

O pano de fundo desse troca-troca partidário é a eleição de 2026. Duas forças principais devem disputar o comando do Palácio Anchieta: uma capitaneada pelo governador e outra pelo prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), cotado para disputar o governo.

Eleições de 2026 e Apoio Político

Em qualquer eleição majoritária no Estado, o apoio de prefeitos do interior é visto como essencial para conseguir sucesso nas urnas.

Pazolini, inclusive, tem feito incursões ao interior para se tornar mais conhecido e viabilizar o próprio nome à disputa. O roteiro tem sido feito pelo seu secretário de Governo e presidente estadual do Republicanos, Erick Musso.

Encontro após desfiliação

Postagem de Perim nas redes sociais

O pedido de desfiliação de Perim foi feito na última terça-feira (1º). No dia seguinte, ele esteve no Palácio Anchieta, juntamente com vereadores e secretários de Venda Nova do Imigrante, para uma agenda.

Num vídeo, postado nas redes sociais do prefeito, o governador fala sobre o encontro e sobre a parceria em projetos:

“O prefeito já trouxe projetos e estamos avaliando, como a mudança da cobertura do Polentão. Estamos discutindo também outros investimentos no município”, disse Casagrande.

Perim agradeceu o governador: “Fico feliz de ter a compreensão da necessidade da presença do governo do Estado no nosso município”, disse o prefeito.

Em outras postagens da mesma agenda, Perim escreveu: “Atenção especial e parceria firme: governo do Estado e município de Venda Nova do Imigrante”.

Um terceiro alvo

Micula (blusa vinho) com Ricardo Ferraço (foto: redes sociais)

Nos bastidores, um terceiro prefeito também estaria para deixar o Republicanos. Trata-se de Paulo Sérgio de Nardi, o Micula, que comanda o município de João Neiva. Pelo que a coluna apurou, o motivo seria o mesmo: para se aproximar do governo do Estado.

Nem o prefeito e nem o Republicanos confirmaram a possível desfiliação. A coluna tentou contato com Micula, mas não houve retorno.

Nas redes sociais, o prefeito registrou recentemente uma agenda com o vice-governador Ricardo Ferraço (MDB) durante o período em que ficou como governador em exercício.

Uma das primeiras agendas de Ricardo à frente do Palácio Anchieta foi em João Neiva, com o anúncio de uma nova etapa do programa “Caminhos do Campo” no município. Os dois posaram para fotos e vídeos.

LEIA TAMBÉM:

Disputa silenciosa e impasse no PSB capixaba: quem assumirá o comando do partido do governador?

Plano do Republicanos é filiar Soraya e Ramalho para chapa de federal

Fabiana Tostes

Jornalista graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e acompanha os bastidores da política capixaba desde 2011.

Jornalista graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e acompanha os bastidores da política capixaba desde 2011.