A terceira reunião do Conselho Regional de Desenvolvimento da Microrregião Central Sul, presidido pelo prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Victor Coelho (PSB), reuniu, no município, prefeitos e lideranças do sul do estado, que discutiram pautas para o desenvolvimento da região.
Durante o encontro, foram apresentados os tópicos de trabalho, dentro das temáticas pontuadas. Cachoeiro propôs, na parte da infraestrutura e logística, melhorias para a Rodovia do Caramba e o aeroporto da cidade; da malha viária, por meio do Programa Estadual Caminhos do Campo, e a construção da ponte do Contorno, na Safra. No fortalecimento de cadeias produtivas, uma política de gestão de recursos hídricos, a implantação de rotas turísticas intermunicipais, bem como a sinalização vertical e horizontal das vias.
Já na saúde, as pautas foram a extensão de atendimento nos leitos, blocos cirúrgicos, exames e consultas na rede filantrópica do município; a implantação do Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu); do programa de promoção de saúde nas escolas, do transporte sanitário e aprimoramento do Centro Regional de Especialidades (CRE).
“Com o Plano de Desenvolvimento Regional, temos a possibilidade do desenvolvimento municipal, regional e estadual. Com as diretrizes de trabalho apresentadas, buscaremos as ações mais viáveis e importantes para impulsionar o crescimento dos locais e da economia das regiões envolvidas”, comentou Victor Coelho.
“Fiquei muito satisfeito com as propostas apresentadas. Vamos ter o momento de priorização para o planejamento e viabilização das sugestões aqui apresentadas, tanto de médio como de longo prazo, e encaminharemos ao Governo Estadual”, frisou Leandro Tononi, gerente de Desenvolvimento Regional da Secretaria Estadual de Desenvolvimento (Sedes).
Conselhos
Os conselhos regionais foram criados para promover o desenvolvimento de cada município envolvido no Plano Regional de Desenvolvimento, que foi lançado pelo Governo do Estado, no início deste ano. O conselho da microrregião Central Sul é formado pelos municípios de Cachoeiro de Itapemirim, Jerônimo Monteiro, Muqui, Atílio Vivácqua, Mimoso do Sul, Castelo, Vargem Alta, e Apiacá.
O projeto tem o objetivo de realizar pesquisas que produzam conhecimento, indicadores e ações para a promoção do desenvolvimento regional sustentável do estado do Espírito Santo, por meio de mecanismos como a cultura, o turismo, a gastronomia e a agroindústria.
Por meio do plano, além da Central Sul, foram criados mais oito conselhos regionais de desenvolvimento, para o atendimento das microrregiões capixabas. O Plano Regional de Desenvolvimento conta com a gestão conjunta das Secretarias de Estado de Desenvolvimento (Sedes), de Economia e Planejamento (SEP), de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), de Economia e Planejamento (SEP), da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN).