Os prefeitos eleitos nos 5.568 municípios brasileiros tomam posse do cargo nesta sexta-feira (01). Por conta da pandemia do novo coronavírus e do aumento no número de casos da doença em todo país, as cerimônias nas Câmaras Municipais serão diferentes neste ano. Em algumas cidades, o evento será virtual ou híbrido, com a presença de poucos convidados para evitar aglomerações.
Em São Paulo, a maior cidade do país, o prefeito reeleito Bruno Covas (PSDB) participa da posse na Câmara de Vereadores, às 15h. Para a cerimônia, foram adotadas medidas restritivas, como proibir o acesso de pessoas na galeria do Plenário 1° de Maio. Também foi limitada a entrada ao gabinete parlamentar para um funcionário e apenas um convidado.
Leia também: Posse dos eleitos: Euclério é o primeiro da Grande Vitória a assumir cargo
A recomendação dos médicos e especialistas é para que as autoridades eleitas optem, preferencialmente, pelas cerimônias virtuais. Na capital paulista, assim como em Vitória e outros municípios capixabas, a sessão solene será transmitida pela internet.
No Rio de Janeiro, Eduardo Paes (DEM) reassume o cargo, até então ocupado por Marcelo Crivella (Republicanos), que está em prisão preventiva domiciliar diante da acusação do Ministério Público de que ele participava de um esquema de propinas na prefeitura. A cerimônia será transmitida pelas redes sociais, às 10h.
Covid-19 e mortes
O prefeito eleito de Goiânia, Maguito Vilela (MDB), está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em tratamento por complicações da covid-19. Internado desde 27 de outubro e sem previsão de alta, Maguito poderá tomar posse do cargo por videoconferência. Por causa da pandemia, o Regimento Interno da Câmara Municipal de Goiânia criou uma exceção para a cerimônia.
Em Passa Quatro, Minas Gerais, o prefeito reeleito Antônio Claret Mota Esteves (PV), de 62 anos, morreu na véspera do pleito. Ele foi reeleito com 60,8% dos votos válidos. Segundo a direção do partido, a legenda já havia substituído a liderança da chapa por Henrique Nogueira Gonçalves, mas a Justiça Eleitoral não teve tempo hábil para mudar a foto nas urnas.
Também em Minas, o prefeito reeleito de Santa Maria do Suaçuí, Aristóteles Temponi Catarina (MDB), de 66 anos, morreu vítima da covid-19. Já na Grande São Paulo, o então prefeito de Mairiporã, Antonio Shigueyuki Aiacyda, de 71 anos, morreu após complicações respiratórias da covid-19.
Veja a lista dos prefeitos eleitos nas capitais:
Aracaju (SE): Edvaldo Nogueira (PDT)
Belém (PA): Edmilson Rodrigues (PSOL)
Belo Horizonte (MG): Alexandre Kalil (PSD)
Boa Vista (RR): Arthur Henrique (MDB)
Campo Grande (MS): Marquinhos Trad (PSD)
Curitiba (PR): Rafael Greca (DEM)
Cuiabá (MT): Emanuel Pinheiro (MDB)
Florianópolis (SC): Gean Loureiro (DEM)
Fortaleza (CE): Sarto Nogueira (PDT)
Goiânia (GO): Maguito Vilela (MDB)
João Pessoa (PB): Cicero Lucena (Progressistas)
Maceió (AL): JHC (PSB)
Manaus (AM): David Almeida (Avante)
Natal (RN): Álvaro Dias (PSDB)
Palmas (TO): Cinthia Ribeiro (PSD)
Porto Alegre (RS): Sebastião Melo (MDB)
Porto Velho (RO): Hildon Chaves (PSDB)
Recife (PE): João Campos (PSB)
Rio Branco (AC): Tião Bocalom (PP)
Rio de Janeiro (RJ): Eduardo Paes (DEM)
Salvador (BA): Bruno Reis (DEM)
São Luís (MA): Eduardo Braide (Podemos)
São Paulo (SP): Bruno Covas (PSDB)
Teresina (PI): Dr. Pessoa (MDB)
Vitória (ES): Delegado Pazolini (Republicanos)
*Com informações do Portal R7!