Política

Prefeitura de Cachoeiro reduz 100 cargos comissionados e anuncia fusão de secretarias

O número passará de 594 cargos comissionados para 494, gerando uma economia aos cofres públicos de R$ 1.423.986,65. Além disso, duas novas secretarias serão criadas na gestão

O prefeito Victor Coelho apresentou as novas medidas para a gestão e o balanço dos 100 primeiros dias de seu governo Foto: ​Divulgação/Prefeitura

O prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho (PSB), apresentou, na segunda-feira (10), novas medidas para a gestão e um balanço dos 100 primeiros dias de seu governo. Na nova proposta de estrutura, algumas secretarias serão extintas ou incorporadas em outras pastas, revisão de unidades administrativas, dos níveis hierárquicos de subordinação e assessoramento, e redução de cargos de provimento em comissão.

A reforma cria duas secretarias novas: Secretaria Municipal de Governo, que tem entre suas atribuições está a ênfase nas relações com o Poder Legislativo e com as demais instituições sociais municipais, estaduais e federais. A outra é a de Modernização e Gestão de Custos, que dará ênfase na modernização organizacional, com o estabelecimento de normas e procedimentos, introdução de um sistema de custos, fazendo com que cada secretaria ou unidade equivalente seja um centro de custos.

Foi anunciada também a fusão das Secretarias de Desenvolvimento Urbano com a Secretaria de Meio Ambiente, a Secretaria de Interior com a Secretaria de Agricultura, a Secretaria de Comunicação Social passa a atuar na estrutura da Secretaria Municipal de Governo e a Secretaria de Trabalho e Habitação é incorporada a estrutura das secretarias de Desenvolvimento Econômico e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Ambiental.

Além disso, a Secretaria de Defesa Social surge como Secretaria de Segurança e Trânsito, mantendo a política de Segurança Pública Municipal e fortalecendo as atividades de Trânsito, com uma estrutura ampliada e mais adequada à realidade que hoje demanda o município.

Redução 

As estruturas internas de cada Secretaria foram revistas e adequadas, mantendo as existentes e consideradas estritamente necessárias e a introdução de unidades administrativas com funções inovadoras e que venham dar suporte ao Plano de Governo.

Houve redução real de 100 cargos de provimento em comissão, passando dos atuais 594 cargos para 494 cargos. Essa redução projeta uma economia de R$ 1.423.986,65, se as duas estruturas estivessem com a ocupação total, pelo período de três anos e meio, isto é, até o final do mandato.

“Estamos propondo um novo modelo de administração pública para Cachoeiro, e a reformulação da estrutura administrativa é fundamental, nesse sentido, porque vai possibilitar uma gestão mais qualificada e eficiente. Nesses primeiros meses, nos dedicamos muito à elaboração desse documento, que abre caminho para a modernização da máquina pública e a construção de um sólido planejamento estratégico para o município”, explica o prefeito Victor Coelho.