Política

Prefeitura de Vitória e PRF fazem parceria para combater crimes na Capital

Vitória é a primeira cidade do país a firmar Acordo de Cooperação Técnica com a Polícia Federal (PF), para atuar na Força-Tarefa da Segurança Pública

Foto: Prefeitura de Vitória/ Leonardo Silveira

Uma nova parceria com intuito de trazer mais segurança para a capital do Espírito Santo foi feita. A Prefeitura de Vitória terá compartilhamento de dados com a Polícia Rodoviária Federal, numa parceria entre o Cerco Inteligente e Alerta Brasil. 

Chamado Acordo de Cooperação Técnica, a união foi firmada na tarde desta terça-feira (15). Com intercâmbio de conhecimentos, informações, dados e tecnologias o intuito da parceria, é desenvolver ações voltadas ao enfrentamento da violência e da criminalidade, e a segurança na Capital.

Leia também: Covid-19: estudantes de Vitória e Vila Velha começam a ser vacinados nas escolas nesta quarta-feira

Segundo o secretário municipal de Segurança Urbana, Ícaro Ruginski, a união vem trazendo dados importantes na redução dos homicídios na Capital e também nos índices de violência no trânsito. 

“Essa parceria tem contribuído para reduzir índices de violência no trânsito, como de vítimas letais, que reduzimos em 15% no ano passado. Em 2022, temos mais ainda a comemorar, por termos 50% de redução dos homicídios na Capital, dado expressivo graças a essas parcerias, essa integração entre instituições de segurança”, disse.

Vitória é a primeira cidade do país a firmar Acordo de Cooperação Técnica com a Polícia Federal (PF), para atuar na Força-Tarefa da Segurança Pública no Espírito Santo.

Como vai funcionar? 

O sistema Alerta Brasil 3.0 será o modelo compartilhado de fiscalização e de policiamento, por meio da integração regional de sistemas de monitoramento, e bases de dados de órgãos de segurança pública, de trânsito e afins, criando novos modelos de policiamento e padrões de inteligência para mapeamento, acompanhamento e flagrante de ações correlacionadas à Mobilidade do Crime.

Na prática, a PRF vai permitir que a Guarda Civil Municipal de Vitória faça consulta à plataforma de análise dos dados captados pelo Alerta Brasil 3.0. 

Já a Guarda, vai permitir o acesso ao reconhecimento de placas de veículos, dados e imagens do sistema Cerco Inteligente, utilizado pela Central Integrada de Operações e Monitoramento da GCMV.