Política

Prefeitura de Vitória quer comprar vacina contra a covid-19

O município participou de reunião da Frente Nacional dos Prefeitos e vai participar de consórcio para adquirir vacinas

Foto: arquivo

Depois de participar de reunião da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), na tarde desta segunda-feira (01), a Capital informou que quer comprar imunizantes contra a covid-19. “O município tem interesse na aquisição de vacinas, tendo um papel complementar ao do Ministério da Saúde e ao Estado do Espírito Santo quanto às políticas públicas de saúde”.

A Frente de Prefeitos pretende formar um consórcio municipal para a aquisição de doses. Para isso, será formado um grupo de trabalho, com representantes de cidades que já estão em tratativas para a compra de doses. “Essa ação correria em paralelo a constituição do consórcio, que deve acontecer ainda em março. Além de vacinas, o consórcio também vai ser desenhado para a compra de equipamentos, medicamentos e insumos”, informou a entidade.

Em relação aos demais municípios da Grande Vitória, Cariacica informou que acompanhou a reunião, e que vai analisar todos os critérios de compra apresentados durante o encontro antes de tomar uma decisão sobre o assunto. Serra disse “que segue as normativas e diretrizes do Programa Nacional de Imunização (PNI), bem como as pactuações com a Secretaria Estadual de Saúde e, desta forma, não fará compras de imunizantes de forma isolada”. 

Viana também não pretende comprar doses da vacina e vai seguir o Plano Nacional de Imunização (PNI), segundo o município. A cidade de Vila Velha também foi procurada, mas não respondeu.   

Decisões

No dia 23 de março, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram  que estados e municípios podem comprar e fornecer à população vacinas contra a covid-19. A decisão foi proferida em uma ação protocolada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Um dia depois, o Senado aprovou projeto de lei que autoriza que estados, municípios e setor privado adquiram doses. O projeto foi encaminhado para a Câmara dos Deputados.