Política

PRF apreende material de campanha e vale-combustíveis em carro de prefeito no ES

A apreensão, segundo informações da Polícia Rodoviária Federal, aconteceu durante uma fiscalização de rotina na BR 259, em João Neiva, no Norte do Estado

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu na tarde deste sábado (1º), diversos materiais de campanha política, R$ 7,2 mil em espécie, além de vales-combustível dentro do do veículo do prefeito de João Neiva, Paulo Sérgio de Nardi. 

De acordo com informações apuradas pela reportagem com a PRF, a apreensão aconteceu durante uma fiscalização de rotina, na BR 259, em João Neiva, Região Norte do Espírito Santo.

Foto: Divulgação | PRF-ES

Segundo o procurador Regional Eleitoral no ES, Julio de Castilhos, o ocorrido é motivo para que seja instaurada investigação que deverá apurar se há algum tipo de irregularidade na conduta do prefeito relacionada a algum dos candidatos.

Ainda de acordo com informações divulgadas pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), Castilhos disse que o MP foi informado da ocorrência pela Superintendência da PRF. Todo o material apreendido foi encaminhado para a Polícia Federal, para que a ocorrência seja formalizada e posteriormente encaminhada ao MP, para as providências cabíveis.

Denúncias de crime eleitoral

O procurador Regional Eleitoral no ES reforçou ainda que às vésperas das Eleições, a prática de possíveis crimes eleitorais e a utilização de propagandas irregulares, por exemplo, podem e devem ser sempre denunciadas por meio do Sistema Pardal

“O papel da sociedade é fundamental nesse aspecto, para fiscalizar essas más condutas e denunciá-las. Os candidatos que forem flagrados cometendo irregularidades podem sofrer sanções que variam desde a aplicação de multas até a cassação do mandato”, ressaltou.

Segundo o Ministério Público Federal, o prefeito foi levado para depôr, porém exerceu seu direito de permanecer em silêncio. Já a Polícia Federal informou que o prefeito irá responder o inquérito em liberdade.

Nós tentamos falar com o prefeito de João Neiva, Paulo Sérgio de Nardi, para ouvir a versão dele, porém, as ligações não completaram. O espaço seguirá aberto para possíveis manifestações e a matéria poderá ser atualizada.