Política

Primeiro turno das eleições teve mais de 110 milhões de eleitores presentes; abstenção foi de 23%

O e-Título teve 13 milhões de downloads e 600 mil justificativas foram feitas por meio do aplicativo

Foto: Divulgação

Durante coletiva na noite desta segunda-feira (16), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Luís Roberto Barroso, divulgou os números do primeiro turno das eleições municipais de domingo (15). 

Ao todo, 113,3 milhões de brasileiros estiveram presentes, o que equivale a 76,8% do total dos 147,9 milhões aptos a votar. O índice de abstenção foi de 23,14%.

“A primeira coisa boa é que conseguimos fazer eleições com grande sucesso em meio à uma pandemia, com níveis muitos baixos de abstenção. Conseguimos que a população comparecesse às urnas adotando todos os protocolos de segurança”, comemorou Barroso. 

Segundo ele, neste ano houve um aumento de 12,2% no número de prefeitas eleitas, além de um aumento de 32% dos prefeitos que se declararam pretos e pardos.  O e-Título teve 13 milhões de downloads e 600 mil justificativas foram feitas por meio do aplicativo. 

Ataque hacker
Barroso também falou sobre a tentativa de ataque hacker sofrida pelo TSE, que segundo as investigações, veio dos Estados Unidos, Brasil e Nova Zelândia. O sistema teve 436 mil conexões por segundo.

Além disso, dados de funcionários do TSE e de ministros foram vazados, como se os hackers tivessem conseguido acesso na data da eleição de domingo. Porém, segundo o presidente do órgão, os dados foram acessados anos antes e foram divulgados no dia do pleito com o objetivo de levantar suspeitas sobre o sistema eleitoral. Os dados dos funcionários, segundo Barroso, eram referentes à 2001 a 2010.

O presidente do TSE informou que formalizou um pedido de investigação da Polícia Federal sobre o caso.