Reportagem: Tiago Alencar
O procurador regional eleitoral do Ministério Público (MPF) no Espírito Santo, Júlio César de Castilho Oliveira, está na lista tríplice que será enviada ao presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), a partir da qual ele escolherá o novo desembargador para o Tribunal Regional Federal da 2 ª Região (TRF2), que, além do Estado, também abrange o Rio de Janeiro.
A escolha do nome de Júlio aconteceu durante a sessão do Plenário do TRF2 do último dia 20, segundo informações divulgadas no portal da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR). Ele foi o segundo mais votado, com 27 votos a seu favor.
A vaga a qual o procurador concorre é destinada ao MP, tendo em vista o Quinto Constitucional, uma vez que um quinto do Tribunal deve ser composto por juristas oriundos do Ministério Público e da advocacia.
Trajetória no ES
Formado em Direito pela Universidade do Rio de Janeiro (Uerj), Júlio já foi procurador-chefe do MPF aqui no estado, no biênio 2015-2017. É membro MPF desde 2006 e atua no Estado desde 2008.
Antes disso foi auditor fiscal da Receita Estadual em Minas Gerais, analista de câmbio e capitais estrangeiros do Banco Central, e promotor de Justiça no MPES.
LEIA TAMBÉM: >> Transexuais podem usar banheiro do MPES segundo gênero com o qual se identificam