Uma iniciativa para debater e encaminhar medidas de combate ao novo coronavírus no Estado. O Ministério Público do Estado (MPE-ES) está convocando o cidadão para uma audiência pública virtual que acontece nesta sexta (26) debater e encaminhar medidas de combate à covid-19. A iniciativa do MPE-ES é o Pacto pela Vida. Em entrevista à Rádio Jovem Pan News nesta terça (23), a procuradora-geral de Justiça, Luciana Gomes Ferreira de Andrade destacou que este é o momento em que o cidadão tem que fazer a diferença.
“O Pacto pela Vida é uma iniciativa de prevenção e combate à doença. É um movimento de engajamento da coletividade capixaba para que a população compreenda o momento crítico e não relaxe o uso de máscara, o distanciamento social e mantenha a higienização das mãos sempre e fique em casa. Também lançamos o questionamento: além do que já foi feito, o que mais municípios e o Estado podem fazer mais? Sabemos que a população tá cansada e começa a relaxar os protocolos, mas isso traz risco maior a todos, os óbitos aumentam como a gente vê nas divulgações”, disse a procuradora-geral.
Durante a entrevista à Pan News, a procuradora-geral disse que não poderia comentar o procedimento aberto no Ministério Público do Estado, a pedido da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), para apurar a visita de um grupo de seis deputados ao Hospital Dório Silva, na Serra, no último dia 12. No documento, a PGE afirma que os parlamentares “invadiram” o hospital, colocando em risco pacientes e profissionais de saúde.
“Não posso comentar um caso que está em apuração no Ministério Público. Posso dizer que estão apurando de fato a denúncia feita pela PGE. Recebi a representação e estamos tomando providências. Mas quero deixar um recado. Não é hora de brigar. O momento é de união de esforços, com todos em prol da preservação da vida. Os Poderes e entidades precisam estreitar o diálogo, com soluções conjuntas, para que a população tenha soluções e não mais problemas. Quero deixar claro essa posição e além disso não posso comentar, está sob investigação”, afirmou Luciana.
Luciana Andrade realizou nesta segunda (22) reuniões virtuais com os promotores de Justiça das regiões Sul, Serrana e Norte onde, atualmente, a covid-19 tem se propagado com maior velocidade. Na quarta-feira (24), a reunião virtual será com os promotores de Justiça da Região Metropolitana. “Vocês já estão chamando a população para conversar, indo às ruas, dialogando com os prefeitos e lideranças. Agora, vamos fortalecer ainda mais o Pacto pela Vida”, disse. A chefe do MPE-ES orientou os promotores de Justiça a reproduzirem, a partir da próxima semana, essa mobilização nos municípios.
“Peço a participação de todos, sexta audiência pública virtual, todos pela vida”. A audiência pública será na próxima sexta (26), a partir das 9h30, com recepção virtual dos participantes. Para participar basta acessar o link encurtador.com.br/cmKMS.