Política

Projeto cria fundo para desenvolvimento econômico do Sul capixaba

O programa, que vai atender 27 cidades do sul capixaba e impactar cerca de 700 mil capixabas, pretende investir financeiramente nos projetos de investimentos privados dessa região

Assinatura da criação do Fundo de Desenvolvimento Econômico Regional do Sul do Estado do Espírito Santo, o Fundesul (Foto: Leonardo Duarte – Divulgação/Governo)

Desenvolvimento econômico, criação de mais postos de trabalho e aumento da receita de municípios e de milhares de capixabas que residem no sul do Estado. Esses são alguns dos objetivos do Fundo de Desenvolvimento Econômico Regional do Sul do Estado do Espírito Santo, o Fundesul, criado através de um Projeto de Lei nesta segunda-feira (15) pelo governador Paulo Hartung em cerimônia realizada no Palácio Anchieta. O projeto agora segue para Assembleia, onde será votado pelos deputados.

O programa, que vai atender 27 cidades do sul capixaba e impactar uma população de cerca de 700 mil habitantes, pretende investir financeiramente nos projetos de investimentos privados dessa região.

Inicialmente, o Governo do Estado colocará R$ 50 milhões no fundo, que também poderá com recursos próprios dos municípios, tornando-os cotistas remunerados do Fundesul.

O governador Paulo Hartung disse que a criação do Fundo é um momento histórico para o Espírito Santo, pois vai atender a uma antiga reivindicação dos setores produtivos do sul. Além disso, vai reforçar a retomada dos investimentos no Estado, que soube se preparar no momento de crise e agora pode sair na frente para crescer.

Fundesul

O Fundesul será gerido pelo Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), para atender os municípios da região Sul que se associarem ao fundo e estiverem alinhados com os Planos de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado.

A gestão do Fundo envolverá, da parte do Governo do Estado, a Secretaria de Desenvolvimento, a Secretaria de Agricultura, a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) e o Bandes. Além desses órgãos estaduais, as 27 prefeituras do Sul capixaba, o Sebrae, a Findes e a Amunes também participarão das ações do Fundesul.