Desenvolvimento econômico, criação de mais postos de trabalho e aumento da receita de municípios e de milhares de capixabas que residem no sul do Estado. Esses são alguns dos objetivos do Fundo de Desenvolvimento Econômico Regional do Sul do Estado do Espírito Santo, o Fundesul, criado através de um Projeto de Lei nesta segunda-feira (15) pelo governador Paulo Hartung em cerimônia realizada no Palácio Anchieta. O projeto agora segue para Assembleia, onde será votado pelos deputados.
O programa, que vai atender 27 cidades do sul capixaba e impactar uma população de cerca de 700 mil habitantes, pretende investir financeiramente nos projetos de investimentos privados dessa região.
Inicialmente, o Governo do Estado colocará R$ 50 milhões no fundo, que também poderá com recursos próprios dos municípios, tornando-os cotistas remunerados do Fundesul.
O governador Paulo Hartung disse que a criação do Fundo é um momento histórico para o Espírito Santo, pois vai atender a uma antiga reivindicação dos setores produtivos do sul. Além disso, vai reforçar a retomada dos investimentos no Estado, que soube se preparar no momento de crise e agora pode sair na frente para crescer.
Fundesul
O Fundesul será gerido pelo Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), para atender os municípios da região Sul que se associarem ao fundo e estiverem alinhados com os Planos de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado.
A gestão do Fundo envolverá, da parte do Governo do Estado, a Secretaria de Desenvolvimento, a Secretaria de Agricultura, a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) e o Bandes. Além desses órgãos estaduais, as 27 prefeituras do Sul capixaba, o Sebrae, a Findes e a Amunes também participarão das ações do Fundesul.