Foi aprovado na última semana, na Câmara Municipal de Vitória (CMV), pela Comissão de Finanças, Economia, Orçamento, Fiscalização, Controle e Tomada de Contas, a proposta que visa reduzir o número de vereadores da cidade dos atuais quinze para nove parlamentares.
Agora, resta o presidente da Câmara colocar em pauta a votação final. A expectativa é de que o presidente da Câmara, Cleber Felix (PP), coloque a votação em pauta na próxima semana.
De acordo com Denninho Silva (PPS), autor do projeto, a redução no número de vereadores vai gerar um economia de R$ 20 milhões aos cofres públicos em quatro anos. O dinheiro, segundo o vereador, pode ser usado em áreas como saúde, edução e segurança.
Para o vereador Roberto Martins (PTB), a redução não garantiria economia. De acordo com ele, a economia vem da gestão do orçamento municipal. “Além de não garantir nenhum tipo de economia real é nociva ao município porque diminui a representatividade. Não teríamos vereadores para acompanhar a cidade e nem independência do Executivo. É uma proposta demagógica”, disse.
Para aprovar a redução de vereadores, uma votação será aberta. Ao todo, os 15 vereadores irão manifestar o voto a favor ou contra a proposta. Para conseguir aprovar, serão necessários pelo menos 10 votos a favor.