Política

Projeto vai envolver estudantes de Cachoeiro nas atividades da Câmara

Os alunos, das redes municipal e estadual, poderão conhecer de perto o funcionamento do Legislativo Municipal e também acompanhar o trabalho dos vereadores

Foto: Divulgação

Na sessão da Câmara de Vereadores de Cachoeiro nesta semana, foi aprovado um projeto de resolução, de autoria do presidente da Casa, Alexon Soares Cipriano (PROS), que tem o intuito de instruir e orientar alunos do Ensino Fundamental e Médio das redes municipal e estadual, para conhecerem o funcionamento da Câmara, a função dos vereadores e as limitações do Legislativo Municipal.

O Câmara Cidadã, que foi aprovado por unanimidade, pretende permitir que os estudantes sejam verdadeiros e novos cidadãos, conscientes dos seus direitos e deveres. O projeto prevê visitas dos estudantes, além de palestras e exposição do processo das técnicas legislativas e acompanhamento das sessões. Todo o trabalho será desenvolvido a partir de parceria com as Secretarias Municipal e Estadual de Educação, em horário contrário ao das aulas.

“Esta iniciativa já foi testada e aprovada no norte do estado e é um grande avanço. Queremos despertar nos jovens o conhecimento da importância da política feita com seriedade. Esses jovens podem estar aqui no futuro e é fundamental que saibam as atribuições do Poder Legislativo, para que possam ajudar a Casa a fazer um trabalho cada dia melhor. São novos tempos, de novas oportunidades, com uma juventude cada vez mais conectada e proativa”, enfatiza Alexon.

O vereador Diogo Lube (PDT), que é professor, destacou que o Projeto Câmara Cidadã é importante porque se faz cada dia mais necessária a formação de lideranças, e que só através do conhecimento e da educação as mudanças tão necessárias vão acontecer. “E nosso papel, como representantes do povo, apresentar projetos e iniciativas que permitam o surgimento de novas lideranças que tenham conhecimento do papel do parlamentar e dessa Casa de Leis”, completa.