Os projetos de leis complementares, apresentados pelo governo do Espírito Santo, que propõem mudanças nos critérios de promoção para militares continuam em tramitação na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales).
Com a aprovação dos requerimentos de urgência, as propostas devem ser votadas até esta quinta-feira (25). Uma proposta discutida entre os parlamentares era de fazer três sessões ainda nesta quarta (24), uma às 12h, outra às 15h e uma terceira às 18h.
PEDIDO DE VISTAS E MARATONA
Em uma sessão extraordinária, iniciada às 10h20, membros da comissão interna de Segurança pediram vista dos projetos. O deputado estadual Lorenzo Pazzolini (sem partido) pediu vista no projeto que trata da promoção dos oficiais. Já o deputado Capitão Assumpção (PSL), solicitou o mesmo no projeto que interfere na promoção dos praças.
Com isso, os deputados têm até três sessões ordinárias para dar o parecer dos pedidos.
Pelo calendário comum, isso seria na próxima semana, mas não haverá sessões na Ales em decorrência dos feriados de Nossa Senhora da Penha (29) e do Dia do Trabalho (1º).
Em uma movimentação no próprio Plenário, os deputados da base governista articularam para que as sessões ordinárias fossem antecipadas para esta quarta. A ideia é fazer com que haja aprovação antes do dia 30, data em que a PM divulga as vagas para promoção. Caso não haja aprovação até esta data, a promoção, que acontece em maio, será com base na lei em vigor atualmente.
A sessão extraordinária terminou com a previsão de que as três sessões acontecessem às 12h, às 15h e às 18h. No entanto, após uma reunião a portas fechadas, ficou decidido que a sessão das 15h está mantida e que uma nova sessão ordinária está programada para a quinta, às 9h. Não havia, até o 12h desta quarta, uma indicação de uma terceira sessão. Governistas ainda tentam articular a terceira sessão para esta semana antes da publicação das promoções no dia 30.