Política

Horário eleitoral pode mudar voto de eleitor, diz especialista capixaba

Horário político será veiculado até o dia 2 de outubro, três dias antes das Eleições. Caso haja segundo turno, a transmissão será retomada entre os dia 11 e 24 do mesmo mês

Foto: Divulgação/TSE

Terá início nesta terça-feira (19) o horário eleitoral gratuito nas rádios e televisões do País. Por meio dessa ferramenta, os eleitores poderão definir quem serão os candidatos a presidente, governador, senador e deputados federal e estadual.

Segundo o analista político Fernando Pignaton é um período de extrema importância para a população conhecer melhor os candidatos. “O horário eleitoral é a oportunidade da eleição atingir o grande público. Se uma mensagem de um candidato estiver melhor que a do outro, pode fazer adiferença”, ressaltou.

Essa parece ser também a opinião dos eleitores capixabas. Mais da metade – 56,3% – das pessoas que responderam à enquete do aplicativo Eleições 2014 Folha Vitória (disponível para smartphones com sistema operacional Android e IOS) afirmaram que o horário político ajuda a definir o voto.

Dentre os cinco candidatos na disputa pelo Palácio Anchieta, o governador Renato Casagrande (PSB) terá o maior tempo de propaganda, com 7’14”.  Em seguida aparece o candidato Paulo Hartung (PMDB), com 6’05”. O candidato Roberto Carlos (PT) terá 3’55. Os candidatos Mauro Ribeiro (PCB) e Camila Valadão (PSOL) possuem o menor tempo de TV, com 1’20” e 1’24”, respectivamente.

Já na disputa ao Senado, o candidato Neucimar Fraga (PV) contabiliza o maior tempo de TV, com 3’37”, seguido por Rose de Freitas (PMDB), com 3’02”. O candidato João Coser (PT) terá 1’57”. O candidato André Moreira (PSOL) ficou com 42” e Raphael Furtado (PSTU) tem 40’’.

A propaganda dos candidatos ao governo, deputado estadual ou deputado federal, no horário eleitoral gratuito, deve ocorrer às segundas, quartas e sextas-feiras das 7h20 às 7h40 e das 12h20 às 12h40 no rádio, e das 13h20 às 13h40 e das 20h50 às 21h10 na televisão, nos anos de renovação de um terço dos integrantes do Senado.

Tempo dos candidatos ao Governo do Estado:

Renato Casagrande (PSB): 7’14”
Paulo Hartung (PMDB): 6’05”
Roberto Carlos (PT): 3’55”
Camila Valadão (PSOL) : 1’24”
Mauro Ribeiro (PCB): 1’20”

Tempo dos candidatos ao Senado:

Neucimar Fraga (PV): 3’37”
Rose de Freitas (PMDB): 3’02”
João Coser (PT): 1’57”
André Moreira (PSOL): 42”
Raphael Furtado (PSTU) : 40’

Presidência

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os 25 minutos de propaganda eleitoral em bloco dos candidatos a presidente, no horário gratuito no rádio e na TV, estão assim divididos: Coligação Com a Força do Povo – 11’24’’; Coligação Muda Brasil – 4’35’’; Coligação Unidos pelo Brasil – 2’03’’; Partido Social Cristão (PSC) – 1’10’’; Partido Verde (PV) – 1’04’’; Partido Socialismo e Liberdade (PSol) – 51’’; Partido Social Democrata Cristão (PSDC) – 45’’; Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) – 47’’; Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) – 45’’; Partido Comunista Brasileiro (PCB) – 45’’; e Partido da Causa Operária (PCO) – 45’’.

De acordo com a Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997), a propaganda eleitoral dos candidatos a presidente da República, no horário eleitoral, deve ocorrer às terças e quintas-feiras e aos sábados das 7h às 7h25 e das 12h às 12h25 no rádio, e das 13h às 13h25 e das 20h30 às 20h55 na televisão.

Sobre o horário

Estabelecido pela Lei nº 9.504/97, art. 47, caput, a propaganda política gratuita em emissoras de rádio e TV tem seus termos definidos pelo Tribunal Superior Eleitoral, que define o tempo e a ordem de apresentação de capa partido ou coligação de acordo com o número de parlamentares no Congresso.

O horário eleitoral será veiculado até o dia 2 de outubro, três dias antes das Eleições. Em caso de haver segundo turno, a transmissão será retomada entre os dias 11 e 24 do mesmo mês.

Baixe o aplicativo Eleições 2014 Rede Vitória

Já está disponível para download o aplicativo gratuito Eleições 2014 Rede Vitória. Usuários de Iphone e de smartphones com sistema Android já podem baixá-lo através da App Store ou da Google Play

Após baixar o app, você receberá notificações sobre as próximas datas dos debates e sabatinas realizados pela Rede Vitória e transmitidos em tempo real no seu celular. Assim como nas redes sociais, o app incorpora a ferramenta “gostei” e “não gostei” permitindo que o eleitor curta ou não os comentários e propostas dos candidatos durante a transmissão. 

Além do aplicativo, o Folha Vitória lançou hotsite especial sobre as Eleições 2014Os dois novos produtos jornalísticos foram desenvolvidos para o capixaba acompanhar e interagir com o conteúdo produzido em todas as plataformas da Rede Vitória – rádio, TV e jornal online – sobre as Eleições 2014. A página traz as principais notícias e pesquisas sobre o cenário eleitoral capixaba e nacional, além de todo o conteúdo especial, em áudio e vídeo, das entrevistas, sabatinas e debates realizados pelo Jornal On Line Folha Vitória, TV Vitória/Record e Rádio Vitória.

Antes de decidir o seu voto, você pode conferir ainda através do hotsite o perfil de todos os candidatos ao Governo do Espírito Santo e ao Senado. Afinal, quanto mais o eleitor conhece sobre os postulantes, menores são as chances de se decepcionar após o voto. 

Assim como em todos os demais pleitos, no dia da eleição, o eleitor capixaba também poderá acompanhar, em tempo real pelo hotsite, a apuração voto-a-voto das urnas eletrônicas. 

Calendário das sabatinas e debate na Rádio Vitória e TV Vitória

As sabatinas da Rádio Vitória/Folha Vitória com os candidatos ao Governo do Espírito Santo e ao Senado começam no dia 26 de agosto e você acompanha tudo através do hotsite e do aplicativo gratuito. Já o grande debate da TV Vitória com os candidatos ao Palácio Anchieta será no dia 26 de setembro, às 22h30. Confira as datas: 

Sabatina candidatos ao Governo do Estado
 
26/08 – Paulo Hartung – PMDB
02/09 – Camila Valadão – PSOL
09/09 – Mauro Ribeiro – PCB
16/09 – Renato Casagrande – PSB
23/09 – Roberto Carlos – PT

Sabatina candidatos ao Senado Federal
 
28/08 – Raphael Furtado – PSTU
04/09 – João Coser – PT
11/09 – Rose de Freitas – PMDB
18/09 – André Moreira – PSOL
25/09 – Neucimar Fraga – PV