Política

PRTB pretende lançar Wesley Safadão como candidato ao Senado pelo Ceará

O presidente nacional da sigla, Leonardo Avalanche, afirmou que o partido fez o convite ao artista e que estão conversando sobre a possibilidade

Wesley Safadão
PRTB quer lançar Wesley Safadão para presidente. Foto: Reprodução/Instagram

O PRTB tem interesse em lançar o cantor Wesley Safadão como candidato ao Senado Federal pelo Ceará em 2026. O presidente nacional da sigla, Leonardo Avalanche, afirmou que o partido fez o convite ao artista e que estão conversando sobre a possibilidade.

“Ele quer deixar um legado para as próximas gerações”, afirmou o presidente do partido. Avalanche confirmou a informação ao Estadão.

LEIA TAMBÉM:

Secretariado de Weverson tem 1ª baixa: Cláudia Maria deixa Ação Social da Serra

Deputado quer proibir produção de nudes com inteligência artificial no ES

Ministério das Mulheres institui plano de combate ao assédio após acusações contra ministra

Para ele, Wesley Safadão “além de cantor de sucesso é um grande empresário com coração voltado ações sociais”. Ainda não há data para filiação.

A mãe do cantor, Maria Valmira Silva de Oliveira, foi eleita vice-prefeita da cidade de Aracoiaba, no Ceará, em 2012. Conhecida como Dona Bill, a mãe do cantor teve o mandato cassado em 2016 por abuso de poder econômico e político.

A juíza Cynthia Nóbrega Pereira Franklin Thomaz da 67ª zona eleitoral considerou ilegal a entrega de ambulâncias, em junho de 2016, como doação pessoal de Dona Bill. Segundo as denúncias, os veículos foram comprados com recursos da Prefeitura de Araçoiaba.

A mãe de Wesley Safadão chegou a ficar inelegível por oito anos, mas entrou com recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e foi reeleita vice-prefeita no município. Dona Bill renunciou ao cargo no ano seguinte, afirmando que iria “se dedicar à carreira do filho”.

Gusttavo Lima

Além de Wesley Safadão, o cantor sertanejo Gusttavo Lima também anunciou seu desejo de entrar na política. O artista disse no início do mês que tem intenção de se candidatar à Presidência da República no próximo ano. Embora ainda não esteja filiado a nenhum partido, Gusttavo Lima disse que busca diálogos com grupos políticos.

O nome do cantor já apareceu em pesquisas de intenção de voto para presidente em 2026. Uma pesquisa Genial/Quaest divulgada no início do mês mostrou o sertanejo atrás somente de Lula e do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), superando políticos como Romeu Zema (Novo-MG), Ronaldo Caiado (União-GO), Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o coach Pablo Marçal (PRTB).

Marçal chegou a afirmar que pode concorrer na próxima eleição em aliança com o cantor, desde que seja o candidato principal numa possível chapa.