A votação remota para escolha do pré-candidato à Presidência da República pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) foi suspensa após problema no aplicativo. A decisão foi anunciada pela executiva nacional do PSDB no início da noite deste domingo (21).
Com a medida, a decisão da legenda pela internet segue sem previsão de retorno para ser concluída. Já a votação realizada em urna eletrônica foi encerrada às 18 horas.
Durante a tarde, um dos candidatos, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, se mostrou incomodado com os problemas no aplicativo e pediu a suspensão das prévias do partido.
Os outros dois candidatos nas prévias, Arthur Virgílio e João Doria, se posicionaram inicialmente contra o argumento de Leite sobre a necessidade de suspender as prévias diante dos problemas.
Antes do anúncio da decisão, o presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, se reuniu com Leite e os outros dois pré-candidatos para discutir as ações que seriam adotadas para finalizar a votação das prévias diante do problema. Até o fim da tarde, menos de cinco mil pessoas haviam votado pelo aplicativo. O partido tem mais de 44 mil filiados no país.
Em nota, o partido explicou que os votos registrados neste domingo estão preservados e que ainda irá definir, junto com os candidatos, em que momento o processo será retomado.
“Os votos recebidos tanto pelo aplicativo quanto por meio das urnas eletrônicas ao longo deste domingo serão totalizados ao final do processo de votação. A integridade e a segurança do sistema estão totalmente preservadas. Todos os votos registrados desde a abertura da votação neste domingo estão válidos e serão computados”, disse.
*Com informações do portal R7.