São Paulo – Desgastado pelos escândalos de corrupção e pela crise política que abala o governo, o Partido dos Trabalhadores (PT) realiza nesta segunda-feira, 21, a primeira reunião do seu novo conselho consultivo, que terá o objetivo de assessorar politicamente o presidente da legenda, Rui Falcão.
Além do próprio Falcão, o conselho será composto por 31 membros, entre eles o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, o prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, e os governadores Fernando Pimentel (Minas Gerais), Camilo Santana (Ceará), Tião Viana (Acre), Wellington Dias (Piauí) e Rui Costa (Bahia).
O grupo conta ainda com alguns intelectuais, como o cientista político Emir Sader, a professora Marilena Chaui, o teólogo Leornardo Boff, o ator José de Abreu e os jornalistas Fernando Morais e Eric Nepomuceno.
O encontro ocorre na manhã desta segunda-feira, em um hotel na capital paulista. Dos nomes citados, quatro não puderam ir: Fernando Pimentel, Camilo Santana, Rui Costa e Leonardo Boff.