Nascido em Macarani, na Bahia, Magno Pereira Malta (PL) tem 64 anos. Ele é pastor, cantor evangélico e foi senador, entre os anos de 2003 a 2019.
Magno ingressou na vida pública em 1993, quando foi eleito vereador em Cachoeiro do Itapemirim, e posteriormente elegeu-se deputado estadual e federal.
O candidato é formado em teologia e foi membro do PTB, PMDB e PST antes de se filiar ao Partido Liberal (PL), partido do atual presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), do qual se diz grande amigo e aliado.
Magno foi eleito senador pela sigla em 2002 e reeleito em 2010. Ficou conhecido por presidir as CPIs do Narcotráfico, na Câmara dos Deputados, e da Pedofilia, no Senado.
Nas eleições de 2018, momento em que dedicou todos os seus esforços para ajudar na campanha que elegeu Bolsonaro, Magno não conseguiu se reeleger como senador.
*Parte das informações sobre o perfil político e pessoal do candidato ao Senado pelo Espírito Santo no pleito deste ano têm como base dados divulgados pela Agência Senado em 26 de agosto de 2022