Teólogo, pastor, escritor e palestrante, Nelson Pinto Ferreira Neto Junior (Avante), conhecido apenas como Nelson Junior, nasceu no Rio de Janeiro e tem 45 anos.
É fundador e responsável por liderar o movimento “Eu escolhi esperar”, que prega a abstinência sexual até o casamento. Defende as candidaturas avulsas, fora do sistema partidário. Essa é sua primeira participação, como candidato a um cargo eletivo, na política capixaba.
Na disputa pela vaga no Senado, Nelson concorre ao cargo por meio de uma chapa independente, sem coligações partidárias.
O candidato se apresenta como uma pessoa de direita, conservadora e a favor da vida, se posicionando contra o aborto, por exemplo. Ele também é contrário à descriminalização das drogas para fins recreativos.
*Parte das informações sobre o perfil político e pessoal do candidato ao Senado pelo Espírito Santo no pleito deste ano têm como base dados divulgados pela Agência Senado em 26 de agosto de 2022.