Política

Casagrande X Manato: pesquisa traz mudança em disputa pelo voto evangélico

Na primeira pesquisa, Casagrande e Manato estavam empatados nas intenções de voto desse segmento; veja o que traz segunda pesquisa do 2º turno

Foto: Reprodução

Uma semana após apresentar o atual governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), e o ex-deputado federal Carlos Manato (PL), empatados nas intenções de voto do eleitorado evangélico, ambos com 45% dos votos válidos desse segmento, a nova pesquisa Real Time Big Data, encomendada pela TV Vitória em parceria com a Record TV, e divulgada nesta quinta-feira (20), mostra Manato liderando nesse cenário.

Segundo o levantamento, o ex-deputado, que é do partido do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), e que se apresenta conservador e defensor dos valores cristãos e da família, conta com 49% das intenções de voto dos eleitores evangélicos no Estado, o que sugere um crescimento de quatro pontos percentuais em relação à última pesquisa que analisou o mesmo recorte, dentro da margem de erro, que é de três pontos para mais ou para menos.

Já Casagrande, diferentemente de Manato, teve recuo de um ponto percentual na preferência desse eleitorado. Hoje, ele é o candidato de 44% dos evangélicos que pretendem ir às urnas no pleito de 30 de outubro.

Ainda segundo a pesquisa da Real Time Big Data, quando o cenário analisado é o do voto dos eleitores que se dizem praticantes do catolicismo, Casagrande apresenta vantagem sobre Manato, uma vez que 50% dos entrevistados disseram escolher o socialista como governador do Espírito Santo; enquanto isso, outros 42% afirmaram preferir o ex-deputado.

Brancos e nulos

O recorte por religião também apontou que 3% dos evangélicos ouvidos na pesquisa pretendem votar em branco ou anular o voto; entre os católicos, esse percentual é de 5%. 

No grupo dos não quiseram ou não souberam responder ao questionário do levantamento, os católicos somam 3%, e os evangélicos, 4%. Confira:

Casagrande mantém liderança apertada no segundo turno

A pesquisa Real Time Big Data mostra as intenções de voto para o segundo turno das eleições deste ano com o atual governador do Estado e candidato à reeleição, Renato Casagrande (PSB) mantendo a liderança, com 52% dos votos válidos, enquanto o ex-deputado federal Carlos Manato (PL) tem 48%.

Quando é considerada a margem de erro, que é de três pontos percentuais para mais ou para menos, o socialista está tecnicamente empatado com o ex-deputado federal Carlos Manato (PL).

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!

O levantamento revelado nesta quinta-feira apresenta oscilação negativa de um ponto percentual para o atual governador e candidato à reeleição. Na semana passada, Casagrande estava com 53% dos votos válidos. Agora, ele aparece com 52%.

Já Manato, que antes aparecia com 47%, oscilou positivamente em um ponto percentual e, agora, aparece com 48% das intenções de votos válidos. Veja:

PESQUISA ESTIMULADA

Na pesquisa estimulada, quando são apresentados os nomes dos candidatos, Casagrande se manteve com 48%, mesmo percentual do último levantamento, enquanto Manato registrou aumento nas intenções de voto. O candidato do PL saiu dos 42% para 45%, no cenário avaliado.

Dos entrevistados, 4% responderam que votarão em branco e outros 3% disseram que não sabem ou não responderam. 

RENDA

No recorte da pesquisa por renda do eleitor, Casagrande aparece na liderança com 55% das intenções de voto entre aqueles que recebem até dois salários mínimos.

Para quem recebe entre dois e cinco salários mínimos ou acima de cinco salários mínimos, a preferência é por Manato, com 51% e 52%, respectivamente nos dois cenários.

GÊNERO

Por gênero, com 49%, Casagrande lidera entre as mulheres. Manato, por sua vez, tem 41% da intenção de votos das eleitoras.

Já entre os eleitores do sexo masculino, 50% afirmaram que votam no candidato do PL para chefe do Executivo Estadual. Casagrande foi citado por 47% dos homens ouvidos.

Dados da pesquisa

Durante a pesquisa da Real Time Big Data, encomendada pela TV Vitória em parceria com a Record TV, foram ouvidos 1.000 eleitores de todas as regiões do Espírito Santo nos dias 18 e 19 de outubro.

A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número ES-03513/2022.