Um recado curioso chamou a atenção de alguns eleitores que passaram pelo local de recadastramento biométrico, em Vila Velha, nesta segunda-feira (08). Diante das longas filas formadas por pessoas que buscam o atendimento, em um dos guichês, o eleitor foi recepcionado com bom humor.
“Sorria, você deixou para os últimos dias”, dizia o recado colocado de forma proposital, na frente do eleitor que está buscando o serviço nestes últimos dias. O prazo se encerra no dia 19 de janeiro.
Quem registrou essa cena inusitada foi o técnico em informática Raphael Colona, 37 anos. De acordo com ele, a atendente fez o bilhete após presenciar um eleitor agredindo verbalmente uma colega que fazia o mesmo serviço. “Ela contou que a pessoa chegou bastante alterada e esculhambou a menina. Depois disso ela tomou a iniciativa porque a culpa não é delas”, disse.
Raphael também contou que chegou na fila por volta das 7h30 e só foi atendido por volta das 14 horas. Além do tempo, ele ainda passou por alguns problemas na hora de colher a biometria. “O sistema estava muito lento e, para ajudar, a energia do shopping caiu na hora que eu estava sendo atendido e teve que começar tudo de novo”.
Apesar do prazo disponível para realizar o recadastramento biométrico, o técnico em informática reconhece que deixou para a última hora, mas está aliviado por já ter resolvido o problema. “É uma mania do brasileiro e ele paga por esse atraso. O que falta é a organização de cada pessoa”, disse.
O Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) informou que o bilhete fixado em uma das unidades de atendimento foi uma manifestação pessoal de um servidor que tem atuado no recadastramento biométrico de eleitores em Vila Velha. O TRE-ES reforçou ainda sua preocupação em atender a todos os cidadãos que buscarem o recadastramento, sempre com respeito e cortesia.
Recadastramento biométrico
Os eleitores de Vila Velha que irão fazer o cadastro biométrico devem ficar atentos: a coleta dos dados biométricos somente é realizada na central de atendimento da biometria, localizada no Boulevard Shopping. Desde junho, o Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) realiza o cadastro biométrico obrigatório no local.
O eleitor que não comparecer terá seu título cancelado e ficará impedido de tomar posse em concursos públicos, matricular-se em instituições de ensino públicas, e poderá ter o CPF suspenso (e, com isso, suspensa sua participação em programas sociais do governo federal).
Para fazer a revisão biométrica o eleitor deve levar ao posto de atendimento um documento oficial de identificação e comprovante de residência e o título (caso o tenha). O cadastramento biométrico é obrigatório para todos os eleitores entre 18 e 70 anos. os eleitores que têm o voto facultado (analfabetos, jovens com 16 e 17 anos e cidadãos com mais de 70 anos) e que possuem interesse em participar do processo eleitoral também deverão fazer o cadastro biométrico.
Não são aceitos a CNH como documento de identificação para a operação de alistamento (primeiro título) e o novo modelo de passaporte para qualquer operação eleitoral, por não conterem dados referentes à nacionalidade/naturalidade ou à filiação.