O Ministério da Integração Nacional autorizou a transferência de R$ 2,1 milhões para o município da Serra para sanar os danos provocados pelas fortes chuvas ocorridas de dezembro de 2013 e janeiro deste ano. O recurso será utilizado em obras de reconstrução.
A medida está publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (16) e o prazo para execução das obras, levando-se em considerando o volume de ações a serem implementadas, é de um ano.
Desastre natural
Em apenas um mês choveu mais da metade da quantidade prevista para todo o ano. De acordo com a Defesa Civil, com as fortes chuvas que atingiram o Estado em dezembro de 2013, mais de 43 mil pessoas precisaram deixar as suas casas, que foram invadidas pela água ou estavam em áreas de risco. Dos 78 municípios do Estado, 55 foram afetados pelas chuvas, que deixaram 24 vítimas fatais.
A presidente da República, Dilma Rousseff, veio a Vitória na véspera do Natal e sobrevoou as áreas afetadas entre elas a região serrana, umas das mais atingidas pelas chuvas. Logo depois, o governador Renato Casagrande decretou situação de emergência e pediu ajuda ao Governo Federal, que liberou quase R$ 152 milhões para a reconstrução do Estado.
No mês de janeiro, ações como liberação de auxílio emergencial para moradores atingidos pelas chuvas, construção de casas no município e crédito para empresários e agricultores foram realizadas.