Em outubro deste ano, os brasileiros vão comparecer às urnas para eleger um novo presidente da República, senadores, deputados estaduais e federais, além de governadores. Ciente da importância desta eleição, capaz de mudar o quadro político e institucional do país, a Rede Vitória apresenta a primeira pesquisa de intenção de votos dos capixabas, com registro na justiça eleitoral. A pesquisa abre a participação da opinião pública no processo eleitoral antes restrito somente às cúpulas políticas e partidárias.
A pesquisa, realizada pelo instituto FlexConsult, em parceria com a TV Vitória, será divulgada, na próxima segunda-feira (16), simultaneamente no Jornal da TV Vitória e no Jornal Online Folha Vitória, a partir das 19 horas. O instituto é certificado pela Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (ABEP) e a European Society for Opinion and Marketing Research (ESOMAR), certificadora internacional.
O FlexConsult, responsável pela pesquisa eleitoral, é referência em opinião e no mercado. A coordenação técnica da pesquisa ficou a cargo do representante brasileiro na sociedade internacional de políticas sociais e cientista político Fernando João Pignaton, especialista em Políticas Públicas pela UFES, e da psicóloga Ana Paula Levier, doutora em psicologia pela Universidade Paris VII.
De acordo com os responsáveis, o público foi questionado sobre a preferência nas candidaturas ao governo do Estado e ao Senado.
“Realizamos a pesquisa em um período que é um dos marcos de toda eleição: o período de filiação partidária e de desincompatibilização, previstos na legislação. A partir de agora, o quadro eleitoral começa a se organizar de forma definitiva”, disse o diretor da FlexConsult e cientista político, Fernando Pignaton.
Ainda assim, Pignaton ressaltou que o cenário eleitoral está indefinido. “Foram analisados diversos cenários para o governo do Espírito Santo, incluindo disputa de segundo turno. Para o Senado, que este ano serão duas vagas, foi realizada a pesquisa espontânea e a estimulada com os principais candidatos citados até o momento. O cenário de candidatos, no entanto, ainda segue indefinido”, ressaltou.
A metodologia da pesquisa teve como base um levantamento estatístico de tipo survey, indicada quando se deseja responder questões que expressem opiniões, costumes ou características de um determinado público-alvo. As entrevistas são domiciliares, sendo os entrevistados escolhidos ao acaso nos bairros.
A primeira pesquisa de intenção de votos para as Eleições 2018 da Rede Vitória foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Para ficar por dentro do cenário político capixaba e também nacional, acompanhe reportagens diárias do jornal online Folha Vitória.