Política

Relator vota pelo afastamento de Witzel do governo do Rio

O ministro Benedito Gonçalves confirmou durante o colegiado a sua decisão, que tirou Witzel do cargo na última sexta-feira (28)

Foto: Divulgação governo do Rio

O ministro Benedito Gonçalves, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), votou nesta quarta-feira (2) para manter afastado do cargo o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC).

Logo após, os ministros Francisco Falcão e Nancy Andrighi reforçaram a decisão de Gonçalves e também defenderam o afastamento. Com isso, a votação ficou 3 a 0 pela saída de Witzel do setor Executivo.

A Corte Especial vota hoje se mantém ou não a determinação de Gonçalves, que, em um despacho individual da última sexta-feira (28), ordenou que Witzel fosse afastado pelo prazo de 180 dias após pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR). Ele é suspeito de ter desviado verba destinada à saúde em meio a pandemia do novo coronavírus. O suspeito nega as acusações recebidas.

Na Corte Especial existem 15 ministros, mas quatro se declararam suspeitos por ligação com os advogados de defesa e não participam. Para a manutenção do afastamento são necessários dez votos.

O julgamento começou logo após às 14h. Os ministros que participam do julgamento são: Benedito Gonçalves (relator), Raul Araújo, Isabel Gallotti, Antonio Carlos Ferreira, Villas Bôas Cueva, Marco Buzzi, Francisco Falcão, Nancy Andrighi, Laurita Vaz, Maria Thereza de Assis Moura, Napoleão Nunes Maia Filho, Og Fernandes, Luis Felipe Salomão, Mauro Campbell Marques, Humberto Martins (presidente).