Política

PSB capixaba reconhece que comoção pela morte de Campos ajudou subida de Marina em pesquisa

Pesquisa foi a primeira a ser publicada com Marina Silva no lugar de Eduardo Campos. Dilma permanece na liderança, seguida de Marina e Aécio, em terceiro

Persquisa Datafolha foi divulgada nesta segunda Foto: Divulgação

Os representantes capixabas dos três principais partidos na corrida presidencial gostaram da pesquisa Datafolha publicada nesta segunda-feira, que mostra a presidente Dilma Rousseff com 36% das intenções de voto, contra 21% de Marina Silva, possível escolhida do PSB para ocupar a vaga deixada por Eduardo Campos, e 20% do candidato do PSDB, Aécio Neves,

 Para o secretário-geral do PSB no Estado, Carlos Rafael, não houve surpresa na pontuação de Marina. “Recebemos essa pesquisa como confirmação do que já era previsto. Ela é muito conhecida, quando ela resolveu se filiar ao PSB já tinha esse tamanho”, disse Rafael.

Ele admite que a comoção pela morte de Campos pode ter influenciado nesta pesquisa, mas afirmou que, mesmo com Campos, o partido chegaria ao segundo turno. “Ele ainda não era muito conhecido. Mas tínhamos convicção de quando o projeto fosse mais conhecido ele iria chegar ao segundo turno”,avaliou Rafael.

Já o coordenador da campanha da presidente Dilma Rousseff (PT) no Espírito Santo, Tarcísio Vargas, gostou dos números. Foi uma pesquisa boa. A Dilma teve o mesmo nível de avaliação. Com o horário eleitoral vai começar , de fato, a campanha e nós temos um bom tempo de TV para mostrar nosso projeto. Estamos bastante otimistas e com a perspectiva de resolver a eleição no primeiro turno”, afirmou Tarcísio.

Baixe o aplicativo Eleições 2014 Rede Vitória

Já está disponível para download o aplicativo gratuito Eleições 2014 Rede Vitória. Usuários de Iphone e de smartphones com sistema Android já podem baixá-lo através da App Store ou da Google Play

Após baixar o app, você receberá notificações sobre as próximas datas dos debates e sabatinas realizados pela Rede Vitória e transmitidos em tempo real no seu celular. Assim como nas redes sociais, o app incorpora a ferramenta “gostei” e “não gostei” permitindo que o eleitor curta ou não os comentários e propostas dos candidatos durante a transmissão. 

Além do aplicativo, o Folha Vitória lançou hotsite especial sobre as Eleições 2014Os dois novos produtos jornalísticos foram desenvolvidos para o capixaba acompanhar e interagir com o conteúdo produzido em todas as plataformas da Rede Vitória – rádio, TV e jornal online – sobre as Eleições 2014. A página traz as principais notícias e pesquisas sobre o cenário eleitoral capixaba e nacional, além de todo o conteúdo especial, em áudio e vídeo, das entrevistas, sabatinas e debates realizados pelo Jornal On Line Folha Vitória, TV Vitória/Record e Rádio Vitória.

Antes de decidir o seu voto, você pode conferir ainda através do hotsite o perfil de todos os candidatos ao Governo do Espírito Santo e ao Senado. Afinal, quanto mais o eleitor conhece sobre os postulantes, menores são as chances de se decepcionar após o voto. 

Assim como em todos os demais pleitos, no dia da eleição, o eleitor capixaba também poderá acompanhar, em tempo real pelo hotsite, a apuração voto-a-voto das urnas eletrônicas. 

Calendário das sabatinas e debate na Rádio Vitória e TV Vitória

As sabatinas da Rádio Vitória/Folha Vitória com os candidatos ao Governo do Espírito Santo e ao Senado começam no dia 26 de agosto e você acompanha tudo através do hotsite e do aplicativo gratuito. Já o grande debate da TV Vitória com os candidatos ao Palácio Anchieta será no dia 26 de setembro, às 22h30. Confira as datas: 

Sabatina candidatos ao Governo do Estado
 
26/08 – Paulo Hartung – PMDB
02/09 – Camila Valadão – PSOL
09/09 – Mauro Ribeiro – PCB
16/09 – Renato Casagrande – PSB
23/09 – Roberto Carlos – PT
 
Sabatina candidatos ao Senado Federal
 
28/08 – Raphael Furtado – PSTU
04/09 – João Coser – PT
11/09 – Rose de Freitas – PMDB
18/09 – André Moreira – PSOL
25/09 – Neucimar Fraga – PV

O presidente do PSDB no Estado, César Colnago, se disse satisfeito com o desempenho de Aécio Neves na pesquisa. “Na verdade há um quadro novo, de comoção (pela morte de Campos). Mas o Aécio está consolidado. Temos de esperar as coisas. A Marina está tendo uma hiperexposição no momento. Com o tempo vamos mostrar que a candidatura do Aécio está realmente consolidada”, avaliou Colnago.