Política

"Resultado é um gesto de confiança da população", avalia Hartung sobre pesquisa FlexConsult/Rede Vitória

O Governador comentou alguns pontos da pesquisa e disse que o momento é de trabalhar para colocar o Espírito Santo “no lugar que ele merece”

Paulo Hartung comentou sobre resultado da pesquisa De Olho no Poder – Eleições 2016 FlexConsult/Rede Vitória. Foto: Reprodução/ Facebook

O governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, comentou, na manhã desta quarta-feira (15), o resultado da pesquisa De Olho no Poder – Eleições 2016 FlexConsult/Rede Vitória, que mostrou que 58,2% dos capixabas aprovaram o seu trabalho no comando do Executivo Estadual.

Hartung diz estar grato e afirma que o resultado é um gesto de confiança da população. “Recebi o resultado com alegria. Eu tenho que ser muito agradecido, pois em meio à crise grave, essa é uma palavra de confiança do capixaba. Então, tenho que agradecer mais uma vez, pois sempre tive a confiança dos capixabas. Disputei três eleições para governador e nunca me mandaram sequer para o segundo turno. Eu tenho que trabalhar muito e correr atrás para colocar o Espírito Santo no lugar que ele merece e tem direito. Essa é a minha missão”, disse.

Sobre o índice do seu desempenho pessoal, avaliado na pesquisa como 42,2% regular contra 30,1% que o considera bom, Hartung atribuiu o resultado à compreensão dos capixabas diante da situação de crise. “É um momento muito difícil para o Governo, as empresas, os trabalhadores. O início do Governo foi delicadíssimo, pois houve muita desinformação sobre a situação do Estado. Devagar as informações foram chegando à realidade e as pessoas tiveram maior compreensão do que estava acontecendo. Tomamos decisões duras nesse período, mas não estamos trabalhando apenas com ajustes. Fizemos o ajuste e também investimentos. Nós estamos conseguindo mesmo na crise espalhar investimentos por todo o Espírito Santo. Nós estamos conseguindo atrair investimentos para o Estado”, avaliou. 

O governador ainda ressaltou que é necessário mudar de postura para sair da crise. “Nós não podemos ficar no quadradinho. Temos que sair do quadrado. Temos que usar a criatividade, trabalhar com inovação.” 

Desempenho do governo

Em relação do desempenho do governo, 42,7% dos entrevistados o classificaram como regular. Sobre isso, Hartung disse que esse posicionamento é recorrente diante da crise. “Se a economia do país diminui de tamanho, a arrecadação do Governo estadual diminui também, com isso a possibilidade de fazer políticas públicas diminui. Por isso, na minha avaliação é normal que tenha essa diferença na pesquisa.”, informou.  

O governador também se pronunciou sobre as prioridades que a população apontou na pesquisa e ressaltou algumas ações que estão sendo promovidas pelo governo. “E mesmo na crise estamos com o projeto Escola Viva, projeto de Ocupação Social, estamos estruturando um novo hospital público, na Região Metropolitana, estamos cuidando de barragens. O Estado, mesmo na crise, além de manter suas contas em dia, está com muita criatividade, conseguindo fazer a máquina andar também e produzir ações que geram melhoria de qualidade de vida para a população”, disse. 

A pesquisa apontou que 93,5% dos entrevistados priorizaram a saúde, enquanto 59,7% reivindicaram Segurança, 52,8% Educação, 51,6% empregos e 8,4% abastecimento de água. Veja a pesquisa completa aqui.