Dando continuidade as publicações da Retrospectiva 2019 do Folha Vitória, o tema desta sexta-feira é política. Os 12 temas selecionados são os acontecimentos mais relevantes da política ao longo do ano, no Brasil e no Espírito Santo.
Ao todo, serão 12 temas (uma alusão aos 12 anos do Folha Vitória), com as notícias mais relevantes de cada editoria. O conteúdo segue sendo publicado até o dia 30 de dezembro, destacando o Espírito Santo, o Brasil e mundo sob os mais diversos enfoques: polícia, trânsito, esportes, mobilidade urbana, entretenimento, saúde, clima, economia e política, entre outros.
Confira o conteúdo que está sendo preparado. Basta acessar o Instagram oficial do jornal online: @folhavitoria.
POSSE NACIONAL
No dia 1º de janeiro, Jair Bolsonaro tomou posse como 38º presidente da República. Em seu discurso de posse, o presidente defendeu um pacto nacional e prometeu “construir uma sociedade sem discriminação ou divisão”. O presidente ainda afirmou que irá “libertar definitivamente” o Brasil “da corrupção, da criminalidade, da irresponsabilidade econômica e da submissão ideológica”. Bolsonaro também sinalizou para o Congresso Nacional, pedindo auxílio na aprovação das reformas propostas.
POSSE ESTADUAL
No mesmo dia, Renato Casagrande assumiu, pela segunda vez, o governo do Espírito Santo. Na primeira agenda oficial, Casagrande empossou os novos secretários.
ANISTIA PARA PM’S ENVOLVIDOS EM GREVE
O governo do estado enviou à Assembleia Legislativa, no mês de janeiro, um projeto de lei para anistiar os policiais militares envolvidos na greve de fevereiro de 2017. A Ales aprovou o projeto, que foi enviado ao Senado Federal. Na Casa, a votação foi adiada.
ELEIÇÕES NA CÂMARA
O deputado federal Rodrigo Maia (DEM) foi reeleito, no primeiro turno, para a presidência da Câmara dos Deputados, com 334 votos. O parlamentar comanda os trabalhos da Casa até 2021.
ELEIÇÕES NO SENADO
Após a realização de duas eleições e diversos embates, o senador Davi Alcolumbre (DEM) foi eleito presidente do Senado Federal, com 42 votos.
TEMER PRESO
O ex-presidente Michel Temer (MDB) foi preso no dia 21 de março pela Força-Tarefa da Lava Jato do Rio de Janeiro. Segundo a acusação, Temer havia cometido delitos de corrupção ativa e lavagem de dinheiro envolvidos em negações de contratos com uma empreiteira. Temer foi solto em maio, após uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
PACOTE ANTICRIME
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, apresentou um projeto de lei denominado “Pacote anticrime”, com medidas contra a corrupção e o crime organizado. O projeto foi sancionado em dezembro, pelo presidente da República.
VAZAMENTO DADOS
No mês de junho, um site divulgou diálogos do ministro Sérgio Moro com procuradores da Lava Jato, enquanto atuava como juiz. A Polícia Federal apurou a ação dos hackers.
PRISÃO APÓS SEGUNDA INSTÂNCIA
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por 6 votos a 5, por derrubar a validade da prisão após a segunda instância. Com a decisão, a prisão pode ocorrer apenas após o esgotamento de recursos no processo, o chamado “trânsito em julgado”.
LULA SOLTO
A decisão do STF beneficiou diversas pessoas que cumpriam pena, entre elas, o ex-presidente Lula, que foi solto no mês de novembro, em Curitiba.
POLÊMICA NA ALES
A antecipação da eleição da Mesa Diretora, em mais de 400 dias, causou mal estar entre alguns parlamentares da Assembleia Legislativa, e atingiu ainda outros órgãos. Após ações judiciais, o presidente, Erick Musso e os membros da Mesa Diretora, renunciaram à nova eleição.
FLÁVIO BOLSONARO INVESTIGADO
O senador Flávio Bolsonaro, filho do presidente da República, é investigado por suposto desvio de recursos da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. Segundo o Ministério Público do Rio de Janeiro, há suspeita de que os recursos desviados tenham sido lavados em uma loja de chocolates, de posse do senador.