A Presidência do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) definiu na manhã desta sexta (21) quais serão as estratégias adotadas para garantir a segurança no dia das eleições.
Representantes das Polícias Federal, Civil e Militar, além do Ministério Público Eleitoral já alinharam suas ações para que a eleição nos municípios de Vitória, Cariacica, Vila Velha e Serra ocorram de forma tranquila, no domingo (30).
No dia das eleições, caberá à Polícia Militar a manutenção da lei e da ordem, com a realização de policiamento ostensivo e preventivo nas quatro cidades capixabas. A PM deverá contar com um efetivo de cerca de 3 mil policiais.
Também o Ministério Público, por meio da Procuradoria Regional Eleitoral e dos promotores eleitorais do Estado, estará de prontidão no dia das eleições para atuar como fiscal da Lei e garantir que as normas sejam cumpridas.
O presidente do TRE-ES, desembargador Sérgio Luiz Teixeira Gama, agradeceu o restabelecimento das parcerias. “Agradecemos a todos os presentes nesta reunião, destacando a devida importância do papel de cada instituição, aqui representada, que sempre nos ajuda a garantir a segurança do processo eleitoral”.
Em entrevista concedida no último dia 19 de outubro, o desembargador havia criticado a seguranças nas eleições, que teria deixado a desejar. “É inconcebível a Polícia assistir passivamente a ocorrência de crimes eleitorais”, disse na ocasião.