Política

Reuniões, exonerações e anúncios marcam primeiro dia dos prefeitos na Grande Vitória

Em Vila Velha, o prefeito eleito Max Filho assinou o primeiro contrato do programa Minha Casa Minha Vida, do governo federal, neste ano de 2017

Max Filho assinou contrato com a Caixa para construir 176 moradias do Minha Casa Minha Vida Foto: Divulgação/Prefeitura

O primeiro dia útil do ano de 2017, que sucedeu a data de posse de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores do próximo quadriênio (2017-2020), foi marcado por reuniões, exonerações, anúncios de secretariado e alinhamento de estratégias entre os gestores e suas equipes na Grande Vitória.

Em Vila Velha, Max Filho (PSDB) assinou o primeiro contrato do programa Minha Casa Minha Vida, do governo federal, neste ano de 2017. O contrato, celebrado com a Caixa Econômica Federal, visa a construção de 176 unidades habitacionais. O empreendimento será erguido em Terra Vermelha, a fim de atender a região V do município canela-verde.

Max anunciou também que o expediente na prefeitura voltará a ser durante todo o dia já a partir desta segunda-feira. O horário reduzido, de 12h às 19h, estava em vigor desde outubro de 2015, sob a justificativa de corte de gastos. Agora, o expediente voltará a ter início às 8h.

Em Vitória, o prefeito reeleito Luciano Rezende (PPS) concedeu entrevistas e cumpriu os compromissos agendados com o secretariado até o início da tarde. 

Na Serra, Audifax exonerou, por meio de decreto publicado no Diário Oficial dos Municípios, todos os cargos comissionados da administração municipal. Ao todo, seriam cerca de 550 cargos. Entretanto, o prefeito deve reocupar ao menos 400 nos próximos dias.

Outro decreto do prefeito diz respeito ao contingenciamento orçamentário e financeiro do município, que norteia medidas de cortes de despesas que devem ser tomadas por todos os secretários, com vistas ao equilíbrio das finanças.

Juninho se reúne com secretariado Foto: Divulgação

Em Cariacica, Juninho começou o dia com atendimentos à população no gabinete, entregue ao município neste domingo (1º) juntamente com o segundo pavimento do Palácio Municipal, que foi reformado. No fim do dia, iniciou a primeira reunião com o secretariado.

No que diz respeito a Guarapari, o prefeito Edson Magalhães (PSD) se reuniu com os secretários, para alinhamento de estratégia, e fez levantamento dos déficits, além de encaminhar o orçamento para a Câmara e providenciar exoneração de pessoal. 

Já em Viana, o prefeito reeleito Gilson Daniel (PV) se reuniu com o secretariado. “Hoje sentamos logo pela manhã com o secretariado e ficamos dialogando e fazendo o primeiro planejamento dos primeiros 100 dias de governo. Já definimos algumas atribuições e o que o governo quer para esse período”, disse o prefeito. 

Por meio de portarias publicadas no Diário Oficial dos Municípios, Gilson Daniel nomeou nove secretários municipais. Antônio Cezar Lázaro (DEM), vereador eleito no município, foi nomeado como secretário de Serviços Urbanos e Rural.

Confira os demais nomes:

Secretaria de Governo – Vanuza Lovati Poltronieri

Desenvolvimento Social – Ledir da Silva Porto

Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Urbano – Gabriela Siqueira de Souza

Saúde – Wanderson Borghardt Bueno

Educação, Esportes e Lazer – Luzian Belisário dos Santos

Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural – Fabrício Herick Machado

Administração, de Gestão de Pessoas e de Finanças – Maria Emanoela Alves Pedroso

Comunicação, Cultura e Turismo – Daniele Tononi Bolonha