Política

Ricardo Ferraço pede reativação da Samarco a ministro capixaba

O encontro teve como pauta principal a retomada das atividades da Samarco em Anchieta, no Sul do Estado, paralisadas desde o rompimento da barragem em Mariana

Reunião entre Ricardo Ferraço e ministro teve como pauta principal a retomada das atividades da Samarco no Espírito Santo Foto: Divulgação

O senador Ricardo Ferraço (PSDB) se reuniu na tarde desta quarta-feira (19) com o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Marcos Pereira (PRB), natural de Linhares. O encontro, que aconteceu em Brasília, teve como pauta principal a retomada das atividades da Samarco em Anchieta, no Sul do Estado. 

As atividades da mineradora estão suspensas desde novembro do ano passado, quando uma barragem se rompeu na cidade de Mariana, em Minas Gerais, e matou 19 pessoas, deixou um desaparecido e também grande rastro de destruição da fauna, da flora e do Rio Doce até Regência, no Litoral Norte do Espírito Santo.

Sobre a reunião, Ferraço disse que o que ocorreu com a Samarco não deveria ter acontecido e que reconhece as consequências como gravíssimas. Entretanto, na opinião do senador, como já existe um acordo judicial entre a empresa e os governos federal e estadual de Minas e Espírito Santo, é hora de pensar na contrapartida.

“É preciso que haja atenção especial para com a retomada dos trabalhos da Samarco, até como forma dela compensar os prejuízos gerados ao nosso meio ambiente. Se a empresa não funciona, em algum momento ela vai falir. Então fui apresentar ao ministro Marcos o conjunto dessas preocupações. Disse que gostaríamos de que ele botasse isso na pauta do governo federal e que pudesse cuidar, junto ao governo de Temer, para que esse tema entre na agenda”, disse Ferraço.

Ainda de acordo com o senador, o ministro Marcos Pereira se comprometeu, com muita disposição, a liderar a colocação desse tema na agenda do governo federal quando entendeu a importância da empresa para o Estado. “A Samarco é uma empresa muito importante. Representa 6% do nosso PIB [Produto Interno Bruto] e geral 5 mil empregos diretos”, complementou o senador, que afirmou ter saído seguro de que poderá contar com o ministro.

Em entrevista ao Folha Vitória, ministro prometeu atenção ao Estado

Nesta semana, em entrevista ao Folha Vitória, o ministro Marcos Pereira disse reconhecer sua responsabilidade como capixaba e que irá se atentar para as questões do Estado. Na ocasião, ele afirmou que está à disposição da bancada dos deputados, senadores e do governador Paulo Hartung (PMDB) para poder “botar pressão” no governo federal e garantir que o Estado seja mais bem atendido pelos órgãos do setor federal.

“Disponho-me a acompanhar o meu Estado natal, onde nasci, fui criado e onde minha família mora. Irei ao Estado como ministro, e devo visitar governo, prefeitos, Federação da Indústria e entidades do comércio, para ver em que pode contribuir para a saída da crise”, disse Marcos Pereira.